Fãs do Nightwish já podem comemorar: disco de inéditas chega em abril

O sexteto finlandês encabeçado pelo tecladista e compositor Tuomas Holopainen anunciou um novo álbum de estúdio. Os fãs do Nightwish - aqueles que ainda acompanham a banda depois das trocas de vocalistas, se tornaram os verdadeiros - e já estão em alerta desde o ano passado quando entraram em processo de produção. Talvez as viúvas de Tarja Turunen e, em menor escala, os fãs da Anette Olzon, podem nem estar sabendo que a banda continua firme e forte, na ativa, com a ex After Forever, Floor Jansen. 

Podem já se preparar pois algo especial está a caminho. Tuomas Holopainen sempre que cria um novo disco tem a intenção de capturar algo raro e único, proporcionar um monumento e uma verdadeira experiência auditiva. Tudo indica que alcançará com êxito o que procura mostrar. 
O Nightwish completou as gravações do nono álbum de estúdio e anunciou o título, a arte e a tracklist em seu site oficial na última quinta-feira, dia 16. 





Human II Nature será lançado no dia 10 de abril de 2020 pela Nuclear Blast Records. É o segundo álbum com a frontwoman Floor Jansen e segue o aclamado pela crítica Endless Forms Most Beautiful de 2015. 
O disco será um álbum duplo, contendo 9 faixas no CD principal, enquanto o seguindo será de um tipo "conceitual", longo, com faixas divididas em oito capítulos, cada uma precedida pelos dizeres: All The Works Of Nature Which Adorn The World ("Todas as obras da natureza que adornam o mundo"). As faixas serão estas, conforme divulgado no site oficial:

Disc 1:

01. Music
02. Noise
03. Shoemaker
04. Harvest
05. Pan
06. How’s The Heart?
07. Procession
08. Tribal
09. Endlessness

Disc 2:

01. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Vista
02. All The Works Of Nature Which Adorn The World - The Blue
03. All The Works Of Nature Which Adorn The World - The Green
04. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Moors
05. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Aurorae
06. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Quiet As The Snow
07. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Anthropocene (incl. “Hurrian Hymn To Nikkal”)
08. All The Works Of Nature Which Adorn The World - Ad Astra

O Human II Nature foi gravado de agosto a outubro de 2019 no campo de Röskö, Petrax Studios e Troykington Castle, bem como no Finnvox Studios com (o conhecidíssimo dos DVDs da banda) Tero Kinnunen, Mikko Karmila e Troy Donockley. A mixagem foi feita por Mikko Karmila na Finnvox, com auxílio do próprio Tuomas e do Tero e a masterização foi realizada por Mika Jussila também na Finnvox.

O disco anterior marcou várias mudanças no grupo: foi o primeiro sem Jukka Nevalainen, o baterista de formação. Jukka sofre de uma forte insônia que, por recomendação médica, se afastou da rotina pesada da gravação e tour de divulgação para reabilitar a sua saúde. Jukka ainda é envolvido com a parte administrativa e de merchandising da banda. Kai Hahto baterista do Wintersun passou a compor a banda, mas não é creditado no disco. 
Outra mudança foi a entrada efetiva da cantora holandesa Floor Jansen (que substituiu Anette no fim da tour de Imaginaerum) e do multi-instrumentista inglês Troy Donockley - este como membro oficial.

O Nightwish sempre flertou com a temática da fantasia desde os primeiros discos, mas sempre num tom épico e operístico dado, obviamente pela presença de Tarja Turunen - embora a cantora nunca tenha composto nada para o grupo. Tuomas sempre foi o principal compositor. Já aceitou contribuições do guitarrista Emppu Vuorinen e de baixista Marco Hietala (especialmente depois de sua chegada para o álbum Century Child), mas, esse gosto por fantasia estava mais nos seus gostos pessoais. Fã de Disney e de trilhas sonoras de filmes clássicos, Tuomas sempre projetou seu jeito John Williams e Hans Zimmer de fazer música. 
Com a saída da cantora de formação, a banda buscou vocais mais leves e contratou a sueca então desconhecida no meio, Anette Olzon. O disco de estreia dela Dark Passion Play (2007) com seus vocais quase angelicais conquistou até Steve Harris, que achou um álbum muito bom e se declarou diversas vezes, fã da banda, exatamente por acreditar que Anette tinha se encaixado muito melhor ao som dos finlandeses.
Com Anette, Tuomas realizou o seu desejo de fazer um filme fantasioso e cheio de metáforas, com uma trilha escrita por ele mesmo e este foi o brilhante Imaginaerum (2011), se moldando, ao que poderia aproveitar de melhor de sua vocalista. 
Após algumas desavenças, Anette deixou a banda no meio da turnê e às pressas contaram com Floor para substituí-la. E ela acabou ficando. Assim, Tuomas e seus comparsas voltou a moldar tudo em torno da nova vocal. Mais voltada à opera, porém mais metálica que a Tarja, Floor resgatou de Tuomas os seus interesses sobre ciência e razão com Endless Forms Most Beautiful (2015), com boa parte das letras focando em teorias da evolução de Charles Darwin e Richard Dawkins.
O oitavo disco foi considerado o mais complexo e pesado disco da banda, e não fez uso expresso da formação de ópera da Floor deixando as músicas variando do sereno ao agressivo rapidamente, algo que casou com a complexidade do disco.

Human II Nature parece caminhar pelo menos trilho, mas dessa vez, não pairando sobre as origens de ancestralidade da raça humana, mas sim alguma ideia ligando a razão humana com a natureza e o desenvolver-se nela e a partir dela.  
Em abril, a gente confere tudo isso.

Abraços afáveis e Musique-se!

Comentários