Musique-se recomenda: Monty Python

Na semana em que nos despedimos de Terry Jones, a indicação do Musique-se para seu fim de semana não poderia ser outro: Monty Python.

A trupe de comédia inglesa formada por Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palin estreou na sisuda TV inglesa em cinco de outubro de 1969 com a série Monty Python's Flying Circus.
Foram quarenta e cinco episódios divididos em quatro temporadas absolutamente genais.
Da série se destacam os esquetes do “Ministério dos Passos Estranhos”, “Futebol filosófico”, “A piada mais engraçada do mundo.”, “A entrevista idiota” entre outros.
O esquete “Spam”, em que um casal em um restaurante frequentado por vikings que recomenda, e muito, a carne enlatada da marca SPAM (spiced ham, presunto temperado, no Brasil chamado de “quitute” embalado geralmente em uma lata quadrada que vinha com uma chavinha para abrir) é diretamente responsável pelo uso da palavra “spam” como analogia na internet para “repetição” de tanto que os personagens a repetiram em pouco mais de dois minutos.

A última temporada foi ao ar em 1974, já sem John Cleese, que se afastara em janeiro de 1973.
Durante sua existência, participaram do programa como convidados celebridades como Douglas Adams, que escreveu o Guia dos Mochileiros Da Galáxia, George Harrison e Ringo Star.

George aliás, aparece como produtor em A Vida de Brian, terceiro filme do grupo que narra a vida de um contemporâneo de Cristo confundido com o mesmo.
Algumas versões dizem que George chegou a hipotecar a própria casa para que o dinheiro ajudasse a financiar o filme que havia sido rejeitado por seu teor crítico/irônico ao cristianismo.
George disse algumas vezes que fez o gesto apenas para poder ver o filme realizado e Michael Palin corroborou com a versão dizendo que este foi o “ingresso para um filme mais caro já pago.
A cena final é das mais antológicas da cultura pop.


Além de A Vida De Brian, a trupe também fez Em Busca do Cálice Sagrado, O Segredo da Vida e Jabberwocky, um filme sério comparado a todos os outros, que satiriza de uma maneira não exatamente engraçada a vida na Idade Média.

Tudo citado aqui, a exceção de Jabberwocky, está disponível na Netflix.
É uma grande homenagem a Terry Jones e um imenso favor a si mesmo assistir estes filmes
Enjoy it.

Comentários