Hot 5 - Valentine's Day


14 de fevereiro é Valentines's Day! São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e pelas Igrejas Orientais e é dele o nome do Dia dos Namorados comemorado em muitos países. Aqui, em "terra brasilis", fazemos o culto aos "enamorados" em outra data, em 12 de junho. 

Comemorando a data "gringa" fiz um lista das 5 melhores músicas românticas.
Existem um monte bem sabemos: Love os My Life do Queen, Forever do KISS, With or Without You do U2, Always on My Mind do Elvis, In My Life dos Beatles,  Always do Bon Jovi... Puxamos o fôlego:  Can’t Take My Eyes Off You (Frankie Valli), Unchained Melody (Righteous Brothers), I Say a Little Prayer (Aretha Franklin), Take My Breathe Away (Berlin), Love is All Around (Wet Wet Wet), I Can't Stop Loving You (Van Halen), I Want to Know What Love is (Foreigner), How Deep Is Your Love (Bee Gees), At Last (Etta James),  It Must Been Love (Roxette), Endless Love (Lionel Richie), Is This Love? (Whitesnake)... 
Vamos longe, se precisar, ficamos aqui para sempre. Das clássicas, às batidas e bregas, teríamos uma vida para contar. Até mesmo, algumas cenas de amor dos cinemas, embaladas por músicas românticas já viraram memes - o que prova que não há limites para a zueira. 

Por exemplo: Conhecida pelo filme Diga o Que Quiserem estrelado pelo John Cusack e dirigido pelo Cameron Crowe está no imaginário popular faz tempo. A cena mais famosa, em que o personagem toca a música In Your Eyes de Peter Gabriel para a sua amada com um toca fitas típico da época, é usada com certa frequência nas redes sociais:

In Your Eyes, imagem com som

Geralmente em tom de brincadeira, a imagem é usada quase tantas vezes quanto a do Titanic (essa é a minha favorita). Assim como o filme do casal no famoso navio dirigido por James Cameron, Diga o Que Quiserem nem de longe é o melhor de Cameron Crowe (vai ver é coisa de quem tem "cameron" no nome). A história bobinha, assim como em Titanic, só que com Crowe pelo menos a música seja única coisa que preste no longa (risos), já que a música da Celine Dion é chatíssima.
Já que está claro que há espaço para o humor, no primeiro filme adaptado do super-herói desbocado Deadpool, a menção ao Diga o Que Quiserem e à música tema, é impagável. Recomendamos as risadas, inclusive. ;)

Poderíamos seguir com muitos exemplos. No entanto, se ainda duvidam que existe várias músicas românticas boas, e por isso é mais fácil de fazer uma lista, sugiro que tentem. Dá para fazer uma lista de várias hot 5 para situações e ainda assim, faltar música que poderiam ter aparecido. 
Para motivá-los e motivá-las a montar as suas,  eu começo. Abaixo, as minhas 5 músicas românticas. Depois, é a vez de vocês!



♫ Extreme 

Falou em Extreme, falou em More Than Words. Erraram se vou começar a lista sendo tão clichê. Uma das músicas mais legais da banda, não é a mais batida. 
Embora More Than Words esteja, sem dúvidas, em 99% das listas de muitos corações apaixonados e seja uma música bonita, vou optar por outra que explore uma demonstração de afeto menos "melosa". Hole Hearted é uma música para cima, muito bem tocada e cantada. A letra trás uma declaração de amor direta e simples: 

There´s a hole in my heart
That can only be filled by you...


Preencheu o seu coração?!?

♫ Boyzone

Boybands sempre apostaram no tema do amor para alçarem as suas carreiras. A medida era e é infalível: adolescentes ainda se derretem por carinhas com vozes meigas fazendo juras de amor nos novos formatos de banda desse tipo. Não mais as danças e o ritmo pop descartável chamam tanta atenção, o lance agora é tentar mostrar um pouco mais de requinte musical. Mas as caras e as bocas, ainda permanecem, podem crer. 
Se eu caí nessa? Claro! Lá nos áureos anos 90, e começo do 2000. Mas não trago uma das minhas bandas favoritas de quando tinha meus 12 anos, mas uma que tinha mais que rostinhos bonitos: os irlandeses do Boyzone, de fato, cantavam muito bem. 
Existem várias opções do grupo (e de outros neste formato) para indicar na lista, mas escolhi uma em especial: 


Uma das músicas mais tocadas do grupo vocal, No Matter What foi um grande sucesso em 1998. É impossível não pensar as "todas" formas de amor existentes quando se volta a atenção à letra: não há necessidade em se preocupar com o quê os outros dizem, mas há uma escolha -  ser quem não é vale a pena? Melhor apostar naquilo que se sente e acredita. 
Já ouviram isso?

And I will keep you safe and strong
And sheltered from the storm
No matter where it's barren
Our dream is being born...

No matter who they follow
No matter where they lead
No matter how they judge us
I'll be everyone you need...

Composta por Andrew Loyd Webber e Jim Steinman para o musical Whistle Down the Wind de 1996, a música se popularizou com o quinteto irlandês. Ao lado do líder Ronan Keating, Stephen Gately dividiu as estrofes e a dupla foi do tom agudo ao grave deixando a música maravilhosamente bela.  Um ano depois do lançamento do disco Where We Belong da qual No Matter What é uma das principais faixas, Stephen assumiu a homossexualidade e deu um feeling a mais na sua interpretação na canção.
Amar não importa como e nem quem. Recado dado!

♫ Metallica

Nothing Else Matters era inimaginável que fosse de uma banda como o Metallica, especialmente se pensássemos isso no fim da década de 80. Uma balada, falando de coisas profundas,  abrindo o coração em desabafo, sem demonstrar uma raiva latente? Hum, nem pensar! Tanto que inicialmente, James Hetfield escreveu a música para si, para sua namorada na época. Lars  acabou ouvindo parte dela e decidiu que a música estaria no quinto disco da banda, lançado em 1992.


Ainda bem que Lars insistiu. Conhecer o lado romântico de James foi teve uma reação muito mais que agradável (pelo menos, para mim).

♫ Savage Garden

"Serei seu sonho, serei seu desejo 
Serei sua fantasia
Serei sua esperança, o seu amor
Serei tudo o que você precisa
Te amarei mais a cada respiração
Verdadeiramente, loucamente e intensamente.."

E a poesia se segue, em total entrega à pessoa amada. 
Savage Garden é uma dessas "preciosidades" dos anos 90. Não tão boa quanto foi a década anterior,  em 1990 entregou boas bandas e músicas, ou seja, ainda teve algum valor. Ouçam, que afável:


Quase poético, não? 

♫ Poets of The Fall

Então, para fechar, a poesia pura em Carnival of Rust, uma das músicas mais lindas que já ouvi, na vida.

Come feed the rain
Cos I'm thirsty for your love
Dancing underneath the skies of lust
Yeah, feed the rain
Cos without your love my life
Ain't nothing but this carnival of rust


Abençoado seja Marko Saaresto, sua voz e essa banda! 
Apaixonante, como a data, a banda, a vida pode também ser. So Happy Valentine's Day!
Não se esqueçam de mentalizarem seus amados e amadas, montarem uma lista dessas e compartilhar conosco, aqui ou nas nossas redes!

Abraços afáveis!

Comentários