Uganga, metal pesado das Minas Gerais

Existem bons motivos para recomendar não só Servus, mas toda a discografia da banda que já soma 25 anos de carreira.
Uganga é uma das bandas mais expressivas do rock pesado brasileiro e recentemente, mais especificamente na terça-feira (dia 4), publicou em sua conta no Instagram que o álbum Servus foi indicado como um dos melhores álbuns nacionais de 2019.



Outro motivo é que - moradora da mesma região que a banda - já pude conferir os caras ao vivo em mais de uma ocasião.
Numa delas, garanti uma cópia do quarto álbum do grupo, Opressor, logo que desceram do palco. Em seguida fui falar com Raphael Franco – baixista da banda – para descolar uns autógrafos no encarte do disco. Foram todos muito simpáticos, inclusive o meu xará, Manu “Joker” Henriques, frontman do Uganga.
Manu é um dos músicos com um passado e presente mais marcantes do cenário da música pesada no Brasil.
É inevitável não mencionar para os desavisados que Manu é um ex-membro do Sarcófago, banda de Black metal brasileira de 1985. Tocou com eles entre 1989 e 1991, atuando como o baterista do segundo álbum Rotting, cuja capa é tão conhecida quanto polêmica:

O disco.
Produzido com recursos da fundação alemã Wacken Foundation e do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) de Uberlândia/MG, Servus o quinto álbum da banda Uganga, da região do Triângulo Mineiro foi lançado no dia 29 de março de 2019.

Se com os dois álbuns anteriores o Uganga definiu sua identidade enquanto grupo, em Servus encontramos a maturidade e naturalidade de uma banda já consolidada procurando por coisas novas.
E enquanto posturas controversas do Ministério da Cultura e de órgãos de fomento que barram em editais o financiamento e até a participação de artistas ligados ao rock – sob a mais tosca justificativa -  “rock é coisa satânica”- . Mostram coragem ao fazer música autoral em um país que não enxerga no rock pesado algo sendo de importância ou relevância cultural.
Esse quinto álbum de estúdio apresenta um som mais groovado com influências mais variadas ao mesmo tempo em que se mostram seguros com elementos já usados nos discos anteriores.
As faixas "Imerso", "E.L.A" e a faixa título se sobressaem embora seja difícil decidir quais são as melhores do álbum.
Além dos já citados Raphael e Manu, os outros músicos que compõe o Uganga são Thiago Soraggi, Christian Franco, Lucas "Carcaça" (guitarristas) e Marco Henriques (bateria). 

Os anos passam e continuamos cercados de ignorantes e/ou limitados mentalmente.
A persistência é um ato de enfrentamento necessário contra estas “pedras no caminho”.
Ainda há os festivais com as quais bandas de rock pesado tem seu espaço.
Empenhados em colocar a cabeça para fora  desse cenário tão pouco alentador, Uganga é uma dessas bandas.

Servus está nas plataformas digitais


Site oficial da banda: http://www.uganga.com.br/ para maiores informações.

Abraços afáveis e Musique-se!

Comentários