Pronounced Pier-t e outras cervejas roqueiras

A Carton Brewing, uma cervejaria de New Jersey lançou uma cerveja muito especial.
Classificada como uma “lime-lighted canadian lager” Pronounced Pier-t é uma homenagem ao baterista do Rush, Neil Peart, de quem o dono da empresa, Augie Carton, é grande fã do Rush.
Carton disse se identificar muito com as letras das canções que eram em sua grande maioria escritas pelo baterista e por isso resolveu prestar a homenagem.
E não parou no nome da cerveja...

A lata traz, além de um belo desenho de Peart em seu habitat natural, a bateria, um outro desenho da banda toda em um meet and greet com o próprio Augie Carton.
Além disso, a classificação “lime-lighted” (cerveja light levemente cítrica) faz referência a canção “Limelight” do álbum Moving Pictures (1981) e o preço do engradado de quatro latas de “12 onces” sai por $21,12, sacou ai?
Mais legal que o sabor descrito como “levemente ácido com toques de limão” é a atitude da cervejaria que prometeu que todos os lucros obtidos com a venda da cerveja serão revertidos à pesquisa de glioblastoma, o raro câncer de cérebro do qual Peart faleceu.
Quer mais? As doações serão feitas em nome de Neil Peart.
Sensacional...

A onda das cervejas do rock não é nova, obviamente... Há algum tempo as bandas de rock começaram a diversificar o merchandising e perceberam que, mais do gostar do som das bandas, os fãs curtem mesmo é tomar cerveja ouvindo o som das bandas.
Daí, nada mais natural que juntar a sede com a vontade de beber e lançar um produto com a marca da banda, o que, se não garante nada em termos de sabor, ao menos é bem estiloso.

O Rush até já tinha a sua própria english porter, uma cerveja escura (e fortepacarai) chamada Cygnus X-1 (a curiosidade maior aqui é o nome da cervejaria: Flat Earth Brewing)

O Iron Maiden lançou Trooper, uma linha com oito tipos de cervejas diferentes.
De Pale Ale, passando por India Ale até as escuras Stout, todas devidamente rotuladas com o monstrengo Eddie, o mascote da banda bem à vista.

O Kiss obviamente não ficaria fora desta.
Os mascarados que tem até caixão com o logo da banda mandou para as lojas e bares a Destroyer.

A Blitzkrieg Hop é uma american punk IPA e pelo nome já deu para sacar que faz homenagem aos Ramones.

Em comemoração ao 20º aniversário do clássico álbum Ten, do Pearl Jam, a cervejaria Dogfish lançou em 2011 a cerveja Twenty.
O rótulo diz que é uma golden ale com adição de groselha e de 7% de teor alcoólico.
O mais bacana é que está escrito “Faithfull Ale”, canção que nem está neste disco...

Já o AC/DC lançou a German Beer Australian Hardrock, com 5% de teor alcoólico e baseada nas leis de pureza alemã e deve ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo, sem leveduras.

Mas também tem as bandas mais preguiçosas e que ao invés de investir em um produto diferenciado, apenas estampa o nome da banda em latas e garrafas de bebidas já consagradas no mercado.
É o caso do Metallica e sua lata preta da Budweiser.
O Slayer que cedeu seu logo à Stela Artois para uma propaganda bem subjetiva, embora já tivesse a sua própria com garrafa bem estilosa.

No Brasil, onde a maioria destas bebidas só chegam via importadora, também é possível encontrar bons exemplares de cervejas roqueiras nacionais.
Sepultura, Titãs, Raimundos, Matanza, Angra, Paralamas do Sucesso, Ratos de Porão (vegano toma cerveja? Será que o João toma?), Nenhum de Nós e até o Ultraje a Rigor tem suas artesanais.
Let´s drink rock and roll!

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