James Hetfield, 57 anos de um grande músico

É possível dizer: se alguém tem alguma crítica negativa para James Hetfield, boa pessoa não é (risos)...

Brincadeiras à parte, o frontman do Metallica é um líder que cativa tanto que é um dos personagens do Metal mais respeitados e amados pelo mundo. 
Como músico é um cara empenhado e entrega, desde 1981, peças clássicas com o Metallica que faz a gente se entusiasmar sempre que anunciam um trabalho novo. 
Ao lado de Lars Ulrich, Kirk Hammett e Robert Trujillo, Hetfield atualmente faz ainda muito pelos fãs de música e é influência de muita banda de hard rock e heavy metal por aí. Ele também contou com a colaboração de grandes nomes como Cliff Burton e Jason Newsted, (dois de seus três primeiros companheiros baixistas) entre outros que já participaram no lineup do grupo, e tiveram papeis importantes na história da banda. Porém, a relevância do vocalista no Metallica, em específico, é algo inegável.


Quando bem jovem, James aprendeu a tocar piano - instrumento que o próprio disso ter ajudado na (difícil) tarefa de tocar e cantar ao mesmo tempo. Segundo ele, algumas músicas precisam de mais treino que outras: "Para tocar e cantar ao mesmo tempo é preciso se concentrar mais em uma das duas coisas em determinados momentos. Mas para mim agora já é algo natural", diz Hetfield.
E isso é bem perceptível!

Jason Newsted, ex baixista do Metallica e grande fã da banda antes de fazer parte dela, sempre teceu  elogios a James. Sua admiração se mostrou genuinamente bonita, apesar dos impasses pessoais que enfrentaram. Em várias oportunidades, Jason revelou que aprendeu muito com o companheiro, destacando a capacidade dele tocar muito bem e conseguir encaixar o vocal no tempo certo - algo que, segundo o baixista, é inatingível.
Quando Jason deixou a banda, ele mostrou-se muito mais frustrado pelo tratamento que recebia de James, de qualquer outro, fosse Lars ou Kirk. 


O fato com Jason deixou uma imagem de que James era um dos "carrascos" do Metallica. Especialmente por ser o letrista, Jason protestou na ocasião da saída que o vocalista não deixava que ele contribuísse com composições. 
Mesmo assim, James negou que tivesse feito tudo isso por desprezo ao Jason e muito disso, poderia ser simplesmente por uma rixa de egos. 
No fim das contas, acaba com todo mundo na mesa, batendo papo e sendo amigo, que é o que importa.

Um outro vocalista e também guitarrista que também tem seu nome na história do rock, Jerry Cantrell do Alice In Chains, é outro grande fã de James. Uma matéria na revista Metal Hammer (ver aqui) foi  publicada ontem para dar destaque à data de aniversário de 57 anos de Hetfield. 
Destaco aqui as falas de Jerry a respeito do aniversariante do dia 3 de agosto:

"Há muito tempo, eu e Sean [Kinney, baterista do Alice In Chains] nos encontramos com James Hetfield e Robert Trujillo para fazer um show beneficente em Los Angeles.
James me pediu para cantar Them Bones e Would? E eu estava pensando: 'Vamos lá!' Então nós fizemos essas duas músicas e depois fizemos Nothing Else Matters. Foi uma das coisas mais legais que eu já fiz em toda a minha vida.", disse na entrevista.

Em seguida Jerry falou mais a respeito da capacidade técnica de James: "Como guitarrista, eu venho da escola de rock Malcolm Young, que é sobre ritmo e composição. Se você fala com alguém, eu não sou realmente conhecido como um solista virtuoso. O que importa é ritmo, tom, sensação. Eu acho que James é [também] dessa escola.
O que faz de James um grande líder é sua presença física. Ninguém mais comanda o mesmo tipo de respeito e atenção sem que isso seja egoísta ou egocêntrico."


Noutro ponto da entrevista, Jerry ressaltou alguns aspectos sobre o Hetfield músico profissional e que, claramente, denotou grande admiração por ele: "Ele é tudo sobre música; tudo sobre diversão, celebração e conexão com os fãs. E isso para mim é realmente inspirador. Especialmente porque ele faz isso há tanto tempo e está no topo de seu jogo há tanto tempo. E ele continua buscando um significado mais profundo, mal posso esperar para ver o que ele fará a seguir."

Jerry, assim como tantos outros, acreditam que James é um destes protagonistas que conseguiu pinçar e transformar o Heavy Metal em algo fenomenal e popular (mas não nos sentidos negativos, da massificação e banalização da palavra): "Ele pegou uma coisa underground e levou para todo o mundo. O Metallica é uma coisa enorme para mim e para qualquer banda de hard rock ou metal", destacou.
Ao ser perguntado se James vai entrar para a história como um ícone do rock ele finalizou sabiamente:  "Ele já é - ele é o padrinho, cara."

Apoiadíssimo! Um enorme salve para James Hetfield!!


***

Para comemorar o aniversário de 57 anos, o Metallica disponibilizou um show de 3 de agosto de 2000, em Dallas, no estado norte americano, Texas. 
Showzaço! Recomendamos!

Comentários

  1. Ele é o guitarrista que todo baixista e baterista sonha! Ataca a guitarra como um instrumento de percussão!
    Suas bases são um verdadeiro bálsamo pra "cozinha"!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja o que você quiser ser, só não seja babaca.