O Contrabaixo - por Vander Romanini

Olá, pessoal!! Estou aqui atendendo a mais um chamado do Musique-se para escrever umas linhas sobre o instrumento que tem a função de dar ritmo, velocidade, beleza, peso, brilho... enfim, de dar sentido a todo o caos sonoro de uma banda: o contrabaixo!!

Como baixista de rock, lógico que estudei a fundo baixistas pontuais do gênero, e são eles:

Paul McCartney (Beatles), Steve Harris (Iron Maiden), Lemmy Kilmster (Motorhead), Cliff Burton (Metallica) e Geezer Buttler (Black Sabbath).


Nesses cinco caras, notamos de cara uma característica em comum entre eles: são multi-instrumentistas!

Todos constroem suas linhas de baixo de acordo com o andamento da melodia, mas nos “espaços” deixados pelos outros instrumentos, eles contribuem com viradas, “Loops”, escalas ou até pequenos solos para abrilhantarem ainda mais a música!

Outra característica desse quinteto de baixistas, é tirar o baixo do lugar comum. Seja usando afinações alternativas, alguma distorção ou efeito.

Ao contrário do que muitos acreditam, o baixo é sim um instrumento com muitas facetas, utilidades e possibilidades! Eles provam isso através de canções como: Come Together (Beatles), Aces High (Iron Maiden), Ace of Spades (Motorhead), Orion (Metallica) e N.I.B. (Black Sabbath), onde se ouve o baixo em “primeiro plano”!


Lógico que há muitos outros excelentes baixistas como: Flea (RHCP), John Deacon (Queen), Gene Simmons (Kiss), Roger Glover (Deep Purple), John Paul Jones (Led Zeppelin), Sting (The Police), Adam Clayton (U2), Jaco Pastorius, Geddy Lee (Rush), Chris Squire (Yes), dentre tantos outros que colaboram com que escrevo, mas que por falta de tempo, os estudei pouco.

Já por aqui contamos com excelentes baixistas também, como Nando Reis (Titãs), Bi Ribeiro (Paralamas do Sucesso), Andria Busic (Dr. Sin), Arnaldo Baptista (Mutantes), Renato Rocha (Legião Urbana), Luis Mariutti (Angra), Felipe Andreoli (Angra). Esses, por conta da grande variedade e mistura de estilos, abrilhantam as músicas das mais variadas maneiras!


Em linhas gerais, o rock é um terreno vasto, que é muito mais que guitarras marcantes, baterias vicerais, e vocais potentes! Há também a beleza viciante e constante do baixo! Aquele que junta todo mundo e transforma o caos sonoro em música!!

* Vander Romanini é um dos amigos dos editores do Musique-se e baixista da banda autoral Valfúria, de São Paulo, capital. 

Comentários

  1. Vander..show sua explanação! A sua paixão pela música e pelo esporte são opções naturais da sua alma. Vivi isso de perto e vivo de longe tbm. A música é umas das coisas que, se Deus fez algo melhor, ele guardou pra ele.
    Mantenha a pegada! Bj no coração!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o texto !!! Que orgulho 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o texto !!! Que orgulho 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por está em nosso time , BASS MAN.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja o que você quiser ser, só não seja babaca.