Hot 5 : Alexi Laiho

Essa semana, comentamos uns pedacinhos dos últimos acontecidos na cena do Metal Finlandês - o falecimento de Alexi Laiho, frontman do Children of Bodom e a saída do Nightwish e o afastamento da vida pública do baixista e vocalista Marko Hietala.

Hoje, homenageamos Alexi com um hop 5 de ótimos momentos do "Wildchild" com a sua principal banda:


Começamos pelo primeiro disco do Children of Bodom - Something Wild, o álbum que colocou a banda no mapa em 1997-1998, com uma das principais faixas: 

Lake Bodom


Associado ao nome da banda e título da canção, o tema trata  de um fato verídico. 
Inicialmente a banda foi batizada de Inearthed, mas assim que assinaram - anos mais tarde - com o selo da Finlândia, a Spinefarm Records (uma subsidiária da Nuclear Blast), precisaram trocar de nome por terem usado em um contrato (que não vingou) com uma gravadora belga. 

Os temas das músicas, tais como Lake Bodom, tratavam de um terrível assassinato de três jovens (e deixou ferido um quarto jovem) na madrugada de junho de 1960, às margens do rio Bodom em Espoo - cidade natal da banda. 
Conta-se que duas garotas de 15 anos, mais seus namorados de 18, foram brutalmente esfaqueados e três deles, espancados até a morte. Um sobreviveu, encontrado gravemente ferido fora da barraca onde dormiam.
Foi feita a investigação, que duraram anos, e levaram à suspeitar, em 2004, que o sobrevivente do ataque foi o assassino dos outros três.  O caso permanece não solucionado, uma vez que não houveram provas concretas sobre isso e ele (o último suspeito) foi absolvido um ano depois (não sem processar o Estado pelo sofrimento mental causado pela investigação e acusação e a imprensa por difamação).

Deste macabro incidente, a banda tinha o tema de inspiração para as letras e aproveitaram também para  se rebatizarem com o nome Children of Bodom.

Silent Night, Bodom Night


A premissa os acompanhou por toda a carreira - inclusive no segundo álbum, intitulado Hatebreeder de 1999, com a faixa - muito boa - Silent Night, Bodom Night. As letras sempre impactantes giravam em torno do acontecimento no rio Bodom.
 
Halo of Blood

Faixa título e rápida do disco homônimo de 2013 trouxe a maturidade da banda já consolidada há mais de 15 anos na estrada. 


Sempre com elaborados riffs e solos de guitarra, a marca registrada de Alexi no Children of Bodom estava no ponto. 

Bodom After Midnight

Após 2019, a banda encerrou as atividades e Laiho quis continuar compondo e na estrada. No entanto, três de seus ex companheiros haviam saído da banda por não compartilharem mais os mesmos interesses com o guitarrista e assim ele precisou "pescar" outro nome para continuar enquanto frontman de uma banda. 

De forma sagaz, Alexi recuperou do álbum Follow The Reaper de 2000, o nome da ótima faixa Bodom After Midnight para continuar o seu projeto. Estava "em casa": ele era o principal compositor do CoB e não seria diferente nesse caso. 
O novo titulo caiu como uma luva: em tradução livre, o nome significa "Bodom depois da Meia Noite" e, metaforicamente, ficaria como se os tempos com Children of Bodom fossem o dia, o começo de tudo.  

A faixa é também excelente e a nossa quarta música da lista:


In Your Face

Finalizo o hot 5 com a primeira música que ouvi do Children of Bodom: In Your Face do álbum Are You Dead Yet? de 2005. No auge das minhas buscas por bandas finlandesas, conheci Alexi através do primeiro registro de show para DVD do Nightwish - From Wishes To Eternity (2000). Lá, ele se apresentava como membro do Sinergy, e só depois cheguei à sua banda principal. 
Me coloquei a ouvir o álbum completo e até hoje, é o meu favorito do Children of Bodom.
Com esse trabalho também, passei a admirar muitíssimo o Alexi como guitarrista e considerá-lo um dos melhores que já ouvi. 
 

Poderíamos citar aqui várias outras músicas, afinal são 11 álbuns só com o Children of Bodom, incluindo um de covers chamado Skeletons in the Closet de 2009. Sugiro darem uma conferida, se nunca fizeram: há versões de Stone (por conta do Roope Latvala, claro!), Iron Maiden, Slayer, Ramones, Sepultura e até das improváveis Pat Benatar e Britney Spears. Nesse último caso, eu nunca imaginaria que o sucesso pop Oops I Did It Again! poderia ficar, pelo menos, ouvível, hahahaha... 

Em uma palavra: PERKELE!!!! #entendedoresentenderão


Esteja em paz, Alexi Laiho! Sua falta será muito sentida!

Compartilhem com a gente as favoritas de vocês da banda (ou de outras participações e projetos do "Wildchild") nos comentários!

Abraços afáveis e não se esqueçam: Musique-se!

Comentários