Alex é uma jovem de garra e talento, que não mede esforços para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. Para isso, durante o dia, ela trabalha como operária e à noite trabalha como dançarina numa boate. No decorrer do filme, ela se envolve com seu patrão, Nick, enquanto se prepara para concorrer a uma vaga em uma escola de dança de prestígio.
Apesar de trivial, o longa se tornou o terceiro filme mais assistido de 1983 perdendo para Star Wars: Episódio VI – o Retorno de Jedi (que dispensa apresentações, suponho) e Tootsie, com Dustin Hoffman. Para se ter uma ideia, Flashdance foi lançado no mesmo ano de E.T. O ExtraTerrestre, um dos clássicos de Steven Spielberg, lançado em junho, e o mesmo ocupa somente a 16ª posição dos filmes de maior audiência de 1983. Poderoso, certo?
Conhecido nos anos seguintes por uma icônica— como muitos filmes dos anos 1980 — cena de dança/musical, o filme acabou se tornando mais destacado pela sua trilha sonora e estética do que necessariamente, pelo roteiro. Uma sacada genial do diretor Adrian Lyne e dos roteiristas Joe Eszterhas e Thomas Hedley Jr., que fisgaram os produtores Jerry Bruckheimer e Don Simpson, na época, ainda basicamente desconhecidos.
Depois do sucesso de Flashdance, Don e Jerry viriam a produzir, juntos, filmes como Top Gun (1986) com a estrela teen, Tom Cruise e Um Tira da Pesada (1984), com o comediante Eddie Murphy, enquanto o diretor Adrian Lyne participaria de filmes do gênero drama erótico, como Atração Fatal (1987), Nove e Meia Semanas de Amor (1986) e Proposta Indecente (1993). Lynda Obst, a roteirista responsável pelo desenvolvimento do primeiro esboço do filme, iria, mais tarde, produzir Uma Noite de Aventuras (1987) com Elisabeth Sue, The Fisher King (1991) com Jeff Bridges e Robin Williams e Sintonia de Amor (1993) com Tom Hanks e Meg Ryan.
A personagem Alex, encarnada pela atriz Jennifer Beals, teve suas cenas de dança feitas por uma bailarina de fato, chamada Marine Jahan. Isso não diminuiu todo o mito que girou em torno da busca da personagem para estudar e ser uma dançarina profissional. A cena de sua apresentação em uma boate, está imortalizada na cultura pop para todo sempre:
Ficando em primeiro lugar na Billbord Hot 100, em 1983, Maniac obteve o desejado sucesso e deu um upgrade no filme, assim como o longa deu um alavancada na carreira de Sembello. Ele começou como guitarrista, trabalhando com nomes como Diana Ross, Chaka Khan, Donna Summer, Stevie Wonder, Michael Jackson e Barbra Streisand.
Ganhou expressividade a partir do Flashdance e então, passou a compor a banda de trilha sonora de vários filmes, dentre eles Cocoon (1985), Gremlins (1984) e Independence Day (1994).
Uma das versões mais inusitadas vem do projeto musical Avantasia (Avalon + Fantasia), capitaneado pelo vocalista e principal compositor da banda alemã Edguy, Tobias Sammet. Na sua versão Power Metal de Maniac, Tobias divide os vocais com Eric Martin. Lembram dele?? Sim, o vocalista do Mr. Big.
Abraços afáveis e Musique-se!
Comentários
Postar um comentário
Seja o que você quiser ser, só não seja babaca.