El Mocambo '77 - A maior banda de bar de todos os tempos em seu habitat natural


Antes de mais nada, vamos situar o local.
El Mocambo Tavern é um clube/espaço para shows com capacidade para 650 pessoas que fica em Toronto, Canadá inaugurado no ano de 1948.
Palco de diversos shows bacanas e algumas gravações históricas, hoje é reverenciado e respeitado, mas em 1977 era apenas mais um moquifo local... Sem exageros.

E neste ano, mais precisamente em 4 e 5 de março, a casa havia agendado a apresentação de uma banda chamada The Cockroaches para abrir para os heróis locais, o April Wine.
Estranhamente, os ingressos para estes dias não seriam vendidos na bilheteria, mas teriam que ser ganhos em uma promoção da rádio local.
Apenas 400 ingressos foram colocados à disposição e iam sendo distribuídos gradativamente enquanto rumores que os tais Cockroaches não eram bem o que, ou quem, se pensava.
Então, na noite do dia 4 o locutor da casa anuncia: “Por favor, vamos das as boas vindas ao El Mocambo, Toronto, Canadá: The Rolling Stones!” e as quatrocentas almas presentes então dão literalmente de cara com a maior banda de rock de todos os tempos.
Sim... Em 1977 não havia muitas dúvidas sobre o título pertencer a Jagger, Richards, Watts, Wyman e o caçula da banda Ron Wood. Mesmo a bordo do mais recente lançamento, o contestado (e vá lá que seja, fraco) Black and Blue...

A apresentação começa com “Honk Tonk Woman” e seu riff fabuloso e todos sabem naquele momento que a noite vai ser histórica.
Foram 23 canções  nas duas noites e, claro, rolaram clássicos do quilate de “Let´s Spend the Night Together”, “Brown Sugar”, “It´s Only Rock and Roll”, “Tumbling Dice”, “Jump Jack Flash”  misturadas à pedras fundamentais do blues como "Mannish Boy" de Muddy Waters, "Crackin' Up" de Bo Diddley e “Little Red Rooster” de Robert Johnson.
Obviamente, canções do trabalho novo também foram incluídas no setlist para testar sua força ao vivo.
Um pequeno aperitivo pode ser ouvido no disco ao vivo de 1977, Love You Live, mas a dimensão da importância daquelas apresentações não pode ser sentida alí.

Problema resolvido com o lançamento deste  Live at The El Mocambo ’77 (2022)
Com uma das apresentações na integra acrescida de duas músicas da outra noite, o disco mostra os Rolling Stones em seu habitat natural.
O apelido “a maior banda de bar do planeta” nunca fez tanto sentido quanto naquelas noites.
Com apenas os cinco no pequeno palco, som direto muito bem gravado e com uma mixagem primorosa, o disco tem som cristalino, poderoso e coloca o ouvinte na mesma posição em que os quatrocentos felizardos estiveram em 1977.
Músicas consideradas “menores” por fazerem parte de Black and Blue, como “Hand of Fate” surgem relaxadas, livres da pressão para ser o próximo grande clássico da banda.
Curiosamente, a balada que acabou sendo a música mais conhecida daquele disco, “Fool to Cry”,  ganha seu primeiro registro ao vivo oficial aqui.
As guitarras de Richards e Wood em “Crazy Mama”  são tão perfeitamente audíveis que é possível imaginar os dois tocando encostados um no outro e distinguir com perfeição o timbre de cada uma delas.
O público presente à época e os que ouvirem o disco agora, são brindados com uma versão de “Worried About You”, que só seria lançada em disco no álbum de 1981, Tattoo You.

El Mocambo ‘77 está disponível nas plataformas e é vendido por aqui em cd duplo com capinha de papelão (nos moldes da coletânea Grrrrrr! de 2012)
Lá fora as versões são mais diversificadas e incluem Lp quadruplo colorido que infelizmente só veremos por aqui via importação.

Comentários