Independentes - quatro ep´s para conhecer os trabalhos


Cidadão de Bem é o mais recente ep da banda de hardcore Pavio, um dos nomes mais promissores do estilo no país.
Formada no Rio de Janeiro por Marcelo Gonçalves (voz), Pedro Xavier (guitarra) Bruno Matileti (baixo) a banda já tem dois ep´s lançados – O Jogo Vai Virar e Execução Sumária, ambos de 2019 –  onde reinam as letras diretas com todo o teor contestatório repleto de criticas sociais.

Para este trabalho, a banda que agora conta com um novo baterista, Dan Barbosa aposta em riffs mais trabalhados harmonicamente novos timbres de baixo que dão um peso mais direto ao som da banda.
Com temas sociais bem fortes, se destacam a faixa de abertura “Racista, Você Não é Bem Vindo Aqui” que tem a participação de Luciano Paz, produtor de eventos underground carioca, e “Grades do Condomínio”, um hardcore veloz sobre não querer se enxergar muito além das bolhas em que vivemos.
O disco está disponível nas plataformas e foi lançado pelo selo Electric Funeral Records.


Mais punks, mas agora paulistanos.
O The Black Punks lança seu primeiro ep Passageiro da Agonia (Electric Funeral Records).
Formado em 2018 por Paul Dickerson (guitarra/vocal), Gabriel Soares (contra baixo), César Henrique (bateria) e Vagner Gevergi (vocal), a banda tem pitadas de hardcore, punk rock, rock and roll clássico e até horror punk em seu som.


Como é comum, as letras tem temas sociais como o racismo abordado em “Campos de Concentração”.
Mas os temas podem variar: “Todo Sofrimento Que Causei”, por exemplo é uma homenagem à José Mojica Marins, o Zé do Caixão, enquanto “Sem Piada” narra a vida e os conflitos internos de um palhaço.
Vale a conferida.

Western, psicodelia e rockabilly...
É o que traz o ep Scorpion, do combo Mameloko formado por músicos chilenos e o norte americano Jim Boone, que toca na banda brasileira War Industries Inc.
Além de Jim Boone, a banda também conta com Capitan Carajo na bateria e Sexbasstian tocando um inusitado baixocelo.



O disquinho lançado pela Abraxas Records tem apenas três músicas e soa como se os Cramps encontrassem o Dezperadoz (banda de western metal/thrash alemã) em uma esquina do centro de São Paulo e resolvessem levar um som juntos.
Mas não se engane, a combinação de guitarras de surf music, baixos estalantes e baterias hipnóticas passa longe de ser cópia ou derivativa.
Na bagagem, a banda já tem outro ep – Sobreviventes (2020).
E aí? Encara?


E por último nesta edição, o segundo ep da banda Tollrest, que já passou pelo Musique-se (Single Day #7) e traz em seu som influências do grunge e do rock alternativo.
Matrix tem cinco faixas e aborda em suas letras reflexões cotidianas da vida dos integrantes com boas pitadas de critica social.


Fábio da Paz (voz/baixo), Marcelo Castro (guitarra) e Daniel Santana (bateria) construíram em Matrix um discurso sobre a falta de conexão com a realidade que faz com que certos grupos da sociedade civil sejam mais facilmente manipulados.
Recado claro ao que chamamos por ai de gado do atual governo federal.
Um dos destaques do ep é a faixa “Aos Vivos”, momento marcante sobre superação.

Comentários