Série de discos com raridades e exposição de arquivos pessoais agitam fãs de Lou Reed

No ano de 1965, portanto antes de fazer “sucesso” o jovem Lou Reed em parceria com seu futuro colega de banda John Cale fizeram uma série de gravações do que seria o futuro material de trabalho da sua futura banda, o Velvet Underground.
Nestas gravações podem ser ouvidas versões embrionárias de futuros clássicos como “Heroin”, “Waiting For The Man” , “Pale Blue Eyes” e canções que só seriam conhecidas bem mais tarde, já na carreira solo de Reed como “Men of Good Fortune” do excepcionalmente belo e triste Berlin, lançado em 1973.
Ao final das gravações, Lou guardou as fitas em uma embalagem etiquetada com os dizeres: “direitos autorais de um homem pobre” e as manteve guardadas a sete chaves.
Agora, sua viúva Laurie Anderson em parceria com a Light In The Attic preparam o lançamento de uma série de álbuns chamada Lou Reed Archive Series com material inédito e raridades cobrindo a obra de um dos maiores e melhores cronistas musicais que cidade ne Nova York já teve.


O primeiro lançamento que deve chegar às lojas já no próximo dia 26 de agosto se chama Words & Music, May of 1965, que além de cobrir as gravações feitas naquele mês, também trazem surpresas como a rara “Buttercup Song”, “Gee Whiz” retirada das gravações de um ensaio em 1958 e uma gravação doméstica de “Don’t Think Twice, It’s Allright” de Bob Dylan feita entre 1963 e 1964.


 Produzido por Laurie Anderson, Don Fleming, Jason Stern, Hal Willner e Matt Sullivan, o encarte do disco conta ainda com notas de Greil Marcus e estará disponível nos formatos LP, Cassete, 8-track, e claro, nos streamings.
Uma versão DeLuxe limitada a 7.500 cópias com capa dupla e um disco de sete polegadas também está previsto.

O anuncio ocorre juntamente com a exposição sobre o músico que a Biblioteca Pública de Nova York promove juntamente com Laurie Anderson de dezenas de documentos, arquivos pessoais do músico com dezenas horas de material incluindo uma fita nomeada como Electric Rock Symphony, considerada o embrião de do álbum Metal Machine Music de 1975.
Inicialmente pensada para ser exposta no Harry Ransom Center da Universidade do Texas, Laurie mudou de ideia quando os parlamentares texanos aprovaram um lei permitindo que pessoas carregassem armas no campus da universidade.


Comentários