Disco tributo reúne 13 bandas sul-americanas tocando Kerplunk, o último disco independente do Green Day

Começa-se a entender a grandeza e importância de um artista/banda quando outros nomes começam a declarar terem sidos influenciados por eles.
No caso do Green Day, banda punk dos anos 90 essa importância começa a ser notada mais a partir do lançamento de seu terceiro disco de estúdio Dookie, de 1994, o multiplatinado álbum que explodiu com “She”, “Basket Case” e “When I Come Around”. Além claro, de uma grande ajuda da MTV.
O punk rock redondinho, rapidinho e melódico desse disco atingiu direta e indiretamente diversos nomes que beberam de sua fonte e declararam terem sidos influenciados pelo trio composto por Billie Joe Armstrong, Tré Cool e Mike Dirnt.
Mas para um pessoal mais ligado ao movimento, mais atento ao underground, a influência do Green Day começa com o disco imediatamente anterior ao Dookie.
Lançado em 1992, Kerplunk é o primeiro a contar com o baterista Tré Cool fechando a formação que está até hoje. E também é o último a ser lançado por uma gravadora independente.
Seu sucesso fez com que a banda fizesse uma excursão pela Europa com ótimos comentários na imprensa chamando a atenção do produtor Rob Cavallo e da Reprise Records.
O resto é história e já tá resumido aí em cima.
E é esse disco que rende agora uma coletânea de bandas sul-americanas pagando tributo ao trio em Green Day, a south american tribute to 31year of Kerplunk.

São treze bandas brasileiras e três argentinas (que goleada!) reunidas por iniciativa do selo Grudda Records com masterização e finalização de Davi Pacote.
O disco, além do óbvio tributo, também serve de vitrine para exposição de nomes bacanas como Os Idelfonsos ("2000 Light Years Away”), os argentinos do Bugui Asteroide ("Welcome to Paradise”), os BRAmones ("Android").
Também participam da coletânea os Backdrop Falls, que já passaram aqui peloMzq-se e no disco tocam “Strangeland”.
A capa é uma grande sacada do artista Paulinho Tscherniak, que colocou elementos e traços latinos no desenho original.
O disco está disponível no Spotify.

Comentários