Trip hop, drum´n´bass e um enredo mirabolante fazem parte de Escama, novo disco do projeto Resp

Nem só de derivados de punk, metal e hardcore sobrevive a música independente e uma prova disso é o disco Escama, que o músico Lorenzo Melossi está lançando com o projeto Resp.
Repleto de colagens, samplers e batidas eletrônicas hipnotizantes, o disco trasborda elementos de música lo fi mescladas com rhythm and blues.


Mas não só... O caldeirão é mais abrangente e leva o ouvinte à mergulhos nas águas do trip hop e do drum´n´bass.
Lorenzo define o disco como um roteiro de ficção cientifica. Um álbum-filme que é melhor entendido se ouvido na integra e com atenção.
Escama, dentro do roteiro, é um coletivo rebelde que luta contra a opressão em um futuro distante (ou nem tanto...) ao qual o jovem PS33K, hibrido de máquina com coração humano que se junta.
"-O que me influenciou a produzir ESCAMA foi uma overdose de ficção distópica e horror psicológico que consumi em livros e filmes, tanto na minha adolescência quanto recentemente.” – explica Lorenzo.
Não entendeu? Não tem problema... Resp diz que o coração de Escama está além da lógica, exposto na vibe que o trabalho passa.
O enredo se apoia em uma música que soa por vezes barulhenta e/ou caótica com o uso de efeitos e samples inusitados como na faixa “Snake Espirit” que surpreende o ouvinte com o selo sonoro que marca o tempo nas transmissões de futebol pelo rádio e sons de Os cinco venenos de Shaolin. A faixa conta ainda com a participação do rapper D4Crvz.

foto: Eduarda Hipólito

Mas Lorenzo também é bom instrumentista sendo responsável pelos instrumentos tradicionais (baixo, guitarra e eventual bateria) em todas as faixas.
Destaque para a ótima guitarra em “Teus Olhos”, parceria com o rapper Omar.
A canção também tem alguns dos melhores versos do disco: “Queria ver com teus olhos o sangue nas tuas veias / esse é o meu peso. A pele é fria, o coração também.”
Nas faixas mais calmas como “Outro Nome” em que participa a cantora Fernanda Coral e “Noite Infinita” há ecos de soul music com vibes e samples de Massive Attack e Kanye West.
Com produção do próprio Resp, o disco tem pouco mais de 30 minutos e a princípio pode causar uma sensação de estranheza que com mais algumas audições se dissipa.
A distribuição para as plataformas é da Trattore.
A quem se aventurar, boa viagem.

Comentários