Bonança, primeiro disco solo de Raphael Thebas tem espirito setentista e gravação cuidadosa

O paulistano Raphael Thebas não é bem um nome novo no cenário da música brasileira.
Atuando sempre de forma independente, Raphael é o guitarrista da banda Kanduras, que vem gravando e lançando seus trabalhos desde 2016 tendo lançado seu até agora último trabalho em 2021 com o EP Horizonte na Estrada.
Inquieto, o músico dá vazão à sua criatividade lançando o seu primeiro disco solo, Bonança (Bolo de Rolo), registro que começou a ganhar vida ainda em 2020 e mescla todas as influências de Raphael.
São oito canções que vão do indie rock, o estilo abraçado pelo Kanduras, até a MPB setentista formando um conjunto de pequenas fotos que apresentam seu cotidiano em momentos que passam pelo sossego, pela aflição e ansiedades comuns aos dias de hoje.


Ao lado do parceiro e produtor e multi instrumentista Gabriel Martini (que trabalha com Guilherme Arantes), Thebas reuniu um time de respeito para a gravação: André Bedurê, músico que já acompanhou Zeca Baleiro e Luiz Melodia, Thais Souza no violino, o percussionista Wellington Conceição e Eric Almeida com arranjos criativos e sofisticados de saxofone e flauta. Além de outros nomes que fazem aparições pontuais.
O álbum tem um som brilhante, ensolarado e bem definido onde nenhum instrumento se amontoa e é possível ouvir as nuances e detalhes dos arranjos com clareza tamanho cuidado na gravação e mixagem. 
" O disco foi feito com equipamentos antigos no estúdio do Gabriel, com arranjos misturados em influências clássicas da nossa MPB e com loucuras do indie, do rock e até do jazz” – conta Raphael.

foto: Yasmin Kalaf

Alguns dos destaques do disco ficam por conta da abertura “A Noite Vai Cair”, que tem uma melodia envolvente e tranquila; a belíssima balada “Deve Ser” em que a voz e o violão de aço de Thebas são emoldurados pela elegante guitarra de Sami Orra e tem um refrão dos mais bonitos (“Tanto faz, se você for eu vou até o fim te buscar /Até o Japão ou Costa do Marfim”) e a rapidinha “Como a Professora Dizia”.
Bonança foi gravado em São Paulo, no estúdio Casa 88 com produção e arranjos de Raphael Thebas e Gabriel Martini que também assina a mixagem do disco.  A masterização foi feita por Luciano Vassão e a capa é de Yasmin Kalaf.
Distribuído pela Bolo De Rolo, o disco está disponível nas plataformas, mas merecia uma edição física caprichada.
Quem sabe?

Comentários