A tarefa ingrata da UCR de escolher as melhores e a nossa lista de favoritas (que a gente não é besta) dos Beatles

Os Beatles são responsáveis por uma das reedições mais comemoradas do ano com a caixa expandida do álbum Revolver de 1966.
Com a produção do filho de George Martin, Gilles Martin, veio a luz demos, outtakes, versões diferentes de maravilhas como “Tomorrow Never Knows” mais crua, “Got To Get You Into My Life” com guitarras empapadas de fuzz no lugar dos metais da versão original e uma surpreendente versão de “Yellow Submarine” com os vocais de John Lennon que acabaram por ressignificar a canção como bem observou Gilvan Moura em seu obrigatório canal do youtube, o Beatles School (link para o vídeo AQUI).
Como sempre acontece quando há este tipo de lançamento, o interesse pelo artista sempre dá uma crescida.
Não que o interesse pelos quatro de Liverpool algum dia tenha dado uma descaída, mas sempre há uma nova porção do público que acaba atingida e integrada à base de fãs.
Pensando nisto, publicações como a Ultimate Classic Rock sempre aproveitam o gancho para passar pautas especiais e diferenciadas.
No caso dos Beatles, os caras abraçaram a tarefa ingrata de apontar a melhor música de cada um dos discos lançados pela banda. Pra ser exato, é apenas uma parte de outra matéria sobre teorias da conspiração envolvendo a banda.

Ainda que a discografia seja relativamente pequena, a qualidade do material que vai de Please Please Me (1963) até Let It Be (1970) é assombrosa, não tendo envelhecido nada, pelo contrário, continuando atual e influente até os dias de hoje.
A lista dos caras é meio óbvia, o que não é ruim... Beatles nunca é ruim (a não ser por “Revolution 9”, que - vá lá que seja – tem sua importância histórica, mas é um porre), mas a gente aqui não ia deixar passar sem contestar, ou... Pelo menos fazer a nossa.
Segue a lista da UCR com o link pra matéria original (AQUI)

Please Please Me – I Saw Her Standing There
With the Beatles – All My Loving
Beatles For Sale – Eight Days a Week
A Hard Day’s Night – A Hard Day’s Night
Help – Yesterday
Rubber Soul – In My Life
Revolver – Tomorrow Never Knows
Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band – A Day in The Life
Magical Mystery Tour – I Am the Walrus
The Beatles (White Album) – While My Guitar Gently Weeps
Yellow Submarine – Hey Bulldog
Abbey Road – Something
Let It Be – Let It Be

Agora as nossas, que não tem pretensão de apresentar as melhores, mas as favoritas.

Please Please MePlease Please Me.

A faixa é um assombro... Era uma balada. Aceleraram... Não tinha gaita, os caras colocaram e não ficou parecendo tortura... Vocais dobrados, vocais de resposta... E era só o disco de estreia.

With The BeatlesIt Won’t Be Long.

Abre o disco e é uma porrada!
Uma publicação londrina soltou a pérola: “It Wont Belong” tem cadencias eólicas...”
Lennon rebateu: “O que são “cadências eólicas”? Serão pássaros exóticos?”

A Hard Day’s NightAnd I Love Her
Balada bonita, balada formosa, balada bem feita!
Pra quem nunca prestou atenção, é a canção que toca durante o casamento da Phoebe em Friends... E de um monte de gente, aposto.

Beatles For SaleI’ll Follow the Sun.

A primeira música dos caras que presta tributo ao sol, astro rei que dá as caras na Inglaterra poucas vezes por ano.
E em geral numa terça feira.

Help - I’ve Just Seen a Face

McCartney pagando tribute à country music de forma maravilhosa.
E um refrão que é muito difícil não cantar junto.

Rubber SoulIf I Needed Someone

Aqui George Harrison brilha… Riff de guitarra e solos lindos antecipando tudo que o cara podia fazer. E fez muito.

Revolver Got To Get You Into My Life

Não podia ser outra… Música alegre, contagiante, fumacenta...
E o frescor dos metais? Ainda bem que Paul colocou na vida dele.

Sgt. Peppers...Getting Better

Basta ouvir a coda da música com guitarra, piano e percussão indo pro infinito pra nunca mais esquecer.
E a música é toda boa.

Magical Mystery TourMagical Mistery Tour

Começa rock and roll, fica lindamente pop, termina com uma vibe jazzistica irresistível.
Roll up, roll up for the mistery tour.
E esse é um disco embaçado... Tem uma porrada de clássico.

The Beatles (White Album)Piggies/Why Don’t We Do It in The Road.

O disco é duplo então são duas.
Piggies é Harrison detonando a classe política com uma classe descomunal e nem é um rock faiscante.
Já Why Do It... é um rock faiscante e traz Paul perguntando porque catzo eles não estavam na estrada?
Ninguém respondeu e nem voltaram pra estrada.

Yellow SubmarineIt’s All Too Much

Manja o britpop? Tudo, absolutamente tudo, saiu dessa faixa de George Harrison que nem é tão falada assim.

Abbey RoadMaxwell’s Silver Hammer

A banda podia até não curtir tanto a canção e ela ter sido motivo de várias brigas, mas a história do assassino serial que martelava a cabeça das vítimas é sensacional.
E ainda tem Mal Evans tocando bigorna.

Let It beTwo of Us

Balada fofa, linda… Quem viu o documentário Get Back se emocionou em ver a forma como foram burilando a canção com o passar dos dias.
E o dueto Lennon/McCartney cantando versos juntos (se não me engano, pela última vez) emociona até pedras.

Em 1970 também saiu uma coletânea de singles chamada Hey Jude, reunindo em LP pela primeira vez coisas bacanas como “Old Brown Shoe”. “Lady Madonna”, uma versão acelerada, quase hard rock de “Revolution”, “The Ballad of John and Yoko”, “Don’t Let Me Down” e a própria “Hey Jude”.
Complicado arrumar uma favorita aí, mas vamos ficar com “Rain” e Ringo quebrando tudo.

Comentários