Portugal também tem rock and roll. E não é pouco não.
Para quem curte o BRrock dos anos 80/90, a lembrança são os Xutos e Pontapés
que tiveram a música “Circo de Feras”
regravada pelos Titãs em seu disco As Dez Mais de 1999, já o pessoal mais jovem
tem como referência o Capitão Fausto, que além de um disco muito elogiado – A Invenção
do Dia Claro (2019) – também conta com parcerias com Tim Bernardes e até
dividiu com O Terno o palco do Rock In Rio em sua edição de 2019.
Para quem é chegado som extremo, o nome é o Moonspell, banda com raízes no
death metal que tem em sua discografia o sensacional álbum 1775 de 2017 em que narra o
grande terremoto que arrasou Lisboa naquele ano e termina com uma comovente versão de “Lanterna
dos Afogados” dos Paralamas.
A aposta da vez é um power trio que tem as bases de seu
som fundamentadas em dream pop, shoegaze e um indie rock barulhento e divertido:
From Atomic.
![]() |
foto: Daniela Barbosa |
O grupo já tem em sua discografia o álbum Deliverance (2020, Lux Records) em que o lançamento, ainda que festejado, coincidiu infelizmente com o início da pandemia, o que de fato atrapalhou os planos para uma melhor divulgação. (ouça Deliverance Aqui)
Os destaques desse disco são a ótima “Heartbeat”, que foi single, a ensolarada “Face Up” e “Dancing Demons” que tem a participação de Rui Maia do Mirror People.
Agora a banda está lançando seu segundo disco cheio chamado Love Fate Now & Forever pela Before Sunrise Records em que, embora haja o início de uma transição para um som mais maduro, as raízes da banda ainda estão reconhecíveis.O sentimento alegre que permeia as onze composições exalam um frescor aconchegante de amadurecimento.
Bons riffs, harmonias brilhantes que acompanham o vocal quase como uma segunda voz sobre um ritmo sólido de uma bateria enxarcada de feeling dos anos 80.
Sobre o título do disco, a própria banda comenta: "Quatro palavras que, juntas, nos podem proporcionar inúmeras variáveis, incontáveis contos, sonhos e vidas. É esse o significado deste título e é, também, o da estrada que visualizamos na capa do disco: o caminho é teu e só teu! Na realidade, o significado é o que lhe quisermos dar, porque somos nós que decidimos a nossa própria história".
Os destaques ficam por conta das ótimas “Strangers” que abre o disco e, pode ser pira aqui, mas o vocal lembra muito Annie Lenoxx, o que é sempre bom; a hipnótica “Quiet” com sua camada de guitarras altas e densas; a climática “Without You” e “Walk Back” que mostra que os portugueses também ouviram New Order como dá para notar pela introdução com bateria e uma levada suja de baixo pesado e dançante à lá Peter Hook.
Love Fate Now & Forever tem participações especiais de Toni Fortuna em “Crawl”, Tracy Vandal em “Overlord” e "I'm Not In Love With A German Film Star" e foi produzido pela própria banda com mixagem e masterização de João Rui nos estúdios Blue House.
O disco tem distribuição digital da Ditto Music e vale muito o clic e ouvir com atenção.
Comentários
Postar um comentário
Seja o que você quiser ser, só não seja babaca.