E se o Álbum Branco fosse um disco simples?

Álbuns duplos podem ter duas leituras dentro das discografias dos artistas que o lançaram: Excesso de criatividade e dificuldade em cortar canções para finalizar o disco, como no caso do maravilhoso Exile On Main Street dos Rolling Stones ou podem ser vistos como exagero e megalomania se tornando gordurosos e um tanto cansativos como o exemplo de The Wall do Pink Floyd que mesmo contando uma história é complicado passar por tudo aquilo até o fim sem pular nada.

Pior ainda é a monstruosidade Use Your Ilusion do Guns´n´Roses que conta não com um, mas com dois discos duplos.
Ok, há quem ache maravilhoso e tal, mas... Me inclua fora dessa.
E inclua também a equipe de jornalistas da Ultimate Classic Rock que tem por lá uma seção chamada: A Polícia do Álbum de 45 Minutos, que vez por outra elege um álbum duplo e por meio de cortes hipotéticos o transpõe para a duração padrão de um disco de vinil com seus lados A e B.
O escolhido da vez foi o aniversariante The Beatles, também conhecido como White Album lançado em 1968.


Os livros apontam que o direcionamento do disco se deu para parecer que cada beatle estivesse gravando solo, embora as demos de Esher (referência à casa de George Harrison onde os Beatles apresentaram e gravaram ideias para o que viria a ser o disco) mostre que estavam trabalhando bem juntos a princípio.
Ouvido de uma só tacada, o disco ainda é prazeroso e com bem pouca gordura... Na opinião do Mzq-se, apenas “Revolution 9”, a colagem monstro e sem sentido que ocupa boa parte do lado 4 e a vinheta meio bobinha “Wild Honey Pie” poderiam ter sido deixadas de fora sem prejuízo algum para o produto final, mas para os caras do The 45-Minute Album Police a coisa vai além...

Dos cinco jornalistas incluídos na brincadeira- Nick DeRiso, Michael Galluci, Annie Zaleski, Dave Lifton e Matthew Wilkening - nenhum deles colocou em sua lista final de faixas para o álbum simples as canções “Honey Pie” ou “The Continuing Story of Bungalow Bill” e o treco “Revolution 9”

Já a balada dedicada a irmã de Mia Farrow, “Dear Prudence”, “While My Guitar Gently Weeps”, obra prima de George Harrison com solo de Eric Clapton, “Blackbird”, “Martha My Dear” e a comovente canção de John para sua mãe “Julia” aparecem nas cinco listas e a canção que abre o álbum “Back in The USSR” aparece em quatro.
A nossa lista teria:
Lado A: Back in The USSR; Dear Prudence; Glass Onion; Ob La Di Ob La Da; While My Guitar Gentle Weeps; Blackbird.
Lado B: Piggies; Why Don´t We Do It in The Road?; Yer Blues; Sexy Sadie; Helter Skelter; I Will; Cry Baby Cry; Savoy Trufle.



Pode-se ler a matéria original com as listas de cada um dos cinco escritores clicando aqui > The Beatles x 45-Pinute Police álbum.
Ou pode criar a sua... Fique à vontade.


Comentários