Bravo mundo novo: 22 ano do anúncio da volta de Adrian e Bruce

Em 1998 o Iron Maiden encerrava a turnê do disco Virtual XI tocando em algumas cidades brasileiras.
A banda sempre teve muitos e ardorosos fãs desde que veio para um único show no Rock in Rio de 1985 quando estava no auge de sua popularidade e cuspindo fogo pelas guitarras.
Porém o cenário agora era ligeiramente diferente.
Bruce Dickinson havia saído do grupo e o vocalista era Blaze Bailey, que já havia gravado dois discos - The X Factor e Virtual XI - e deixado descontentes (principalmente o segundo disco) os fãs da banda.
Ao vivo a situação era ainda pior: seu timbre mais grave não era adequado para as músicas que Bruce havia gravado.
A versão de "The Evil That Man Do" que se ouve no lado B do single "Futureal" é quase constrangedora.
O ponto mais baixo são os shows no Rio de Janeiro, onde objetos são atirados no palco e um deles atinge o guitarrista Janick Jers.
Revoltados, deixam o palco e não retornam para o bis.
Diz a lenda que Jers teria, ainda nos bastidores daquele show, colocado Steve Harris contra a parede no melhor estilo “ele ou eu”.
A incerteza paira sobre a banda.

Eis que entra em cena Rod Smallwood, empresário da banda que, durante as férias ao fim da turnê, convoca Steve Harris para uma reunião e sem meias palavras diz que é necessário trazer de volta Bruce Dicknson ao grupo.
As vendagens estavam em queda, os shows não lotavam mais, as criticas eram em sua maioria esmagadora negativas e os próprios integrantes do Iron não estavam mais felizes.
Até Dave Murray, sempre discreto e gente boa, já havia manifestado sua insatisfação.
Como era de se esperar, a resposta de Harris é um sonoro não.
Rod não desiste e explica muito bem explicado o porquê da volta de Bruce ser absolutamente necessária e marca uma reunião com toda a banda em sua casa.
A reunião prometia ser longa, mas é rápida e rasteira: Bruce está de volta.
Todos se abraçam e trocam apertos de mãos e vão comemorar em um pub perto da casa de Rod onde – novamente diz a lenda – Harris teria dito com voz bêbada: “-Eu não concordo com a volta de Bruce ao Iron, mas esta é a coisa certa a ser feita.”.
Lá pelas tantas alguém tem a ideia de chamar de volta também o guitarrista Adrian Smith que havia saído logo após a turnê de Seventh Son of a Seventh Son.
Este prontamente aceita.
O comunicado oficial é feito em 10 de fevereiro de 1999 com Bruce alardeando aos quatro ventos que estavam de volta para por o Iron Maiden novamente no seu lugar de direito: o de maior banda de heavy metal da história.
Quem ouviu Brave New World sabe que ele não mentiu.

Uma curiosidade sobre "The Thin Line Between Love and Hate".
Fãs interpretam o título da canção como uma analogia da delicada relação entre Bruce e Steve.
Se é ou não, não importa, o fato é que a música é maravilhosa.·.


Comentários