Hot 5 - Os covers

Tem vezes que é bem legal ver uma banda consagrada tocando um cover.
Se a gente lembrar, muitas delas começaram como bandas de covers... O primeiro dos Stones, por exemplo, tinha um bocado deles.
Algumas outras só foram escancarar suas influências muitos anos e discos mais tarde fazendo versões, por vezes apenas xerox e outras originalíssimas, dando outra cara, outra roupagem ou fazendo uma releitura completa dos sons que faziam suas cabeças quando começaram a tocar.
Aqui uma listinha de cinco covers boas para caramba feita quando os artistas já estavam estabelecidos e – teoricamente – não precisavam mais.

Hot 5 Covers!

O Duran Duran lançou em 1995 o disco Thank You, uma compilação de covers das bandas que tinham influenciado dos bonit... digo... os músicos da banda.
Além da faixa título, uma cover do Led Zeppelin, os caras mandaram Lou Reed, Bob Dylan, Doors, Sly and Family Stone entre outros...
Mas uma releitura de um dos hits do Public Enemy, banda seminal do rap é uma das faixas mais surpreendentes do disco.
“911 is a joke” repaginou a canção deu a ela uma cara pop, com um acento quase country ao mesmo tempo que o vocalista tenta rappear com dignidade.
Fodão!

O Rush lançou em 2004 o disco Feedback, só com regravações de bandas que foram importantes na formação musical do trio.
Muita gente disse que o disco não acrescenta nada às canções originais, mas porra! É o Rush! Tudo que os canadenses tocam vira ouro... E se já for ouro, melhor ainda.
Aqui uma pequena amostra... Os caras estão tocando “Shape of Things” do disco de estreia de Jeff Beck, aquele com o Rod Stewart.


Em seu disco Killing Machine (1978), o Judas Priest mandou uma versão matadora de “The Green Manalishi (With The Two-Pronged Crown)” canção original do Fletwood Mac ainda dos tempos de Peter Green.
Ficou tão bom, que muito fã dos caras demoraram muito a saber que era um cover.

Em Diver Down (1982) o Van Halen mandou uma série de covers bem bacanas, mas que na época não foi lá tão bem aceito assim...
Uma das faixas, “Oh! Pretty Woman” um cover de Roy Orbison ficou extraordinária com a guitarra genial de Eddie Van Halen e a interpretação de Dave Lee Roth conseguiu deixar a canção com um tom de safadeza que a versão original só insinuava.

Os Rolling Stones fizeram muitos covers durante toda a carreira...
Homenagearam bluesman, tocaram standarts do rock and roll clássico e muito soul...
Um deles “Harlen Shuffle” um original de Gene Page gravada pela dupla Bob & Earl, ficou tão stones, mas tão stones que é difícil não associar aos caras de primeira quando se ouve outra versão... Até a original.
A canção está do mediano Dirt Work de 1986 e ganhou um clipe bacanudo.

Comentários