Cronistas e Contradição Arkana: Santos e a tradição de bons nomes no rock brasileiro

Santos tem sido celeiro de algumas bandas muito interessantes no cenário rock do Brasil.
Desde os psicodélicos Recordando o Vale das Maçãs nos anos 70, passando pelos pioneiros da cena industrial Harry, o Garage Fuzz, o heavy metal do Volcano até o blockbuster Charlie Brown Jr, a cidade têm mantido a tradição de apresentar novos e bons nomes.
A vez agora são de duas boas bandas alinhadas com os temas mais relevantes desta geração e com os pés fincados no rock alternativo.
Assim, preocupações como a depressão, a ansiedade, a falta de comunicação e a solidão são exploradas embaladas por instrumentação bem cuidada em melodias acessíveis e assobiáveis.


Formada em 2014, a Cronistas conta com: Matheus Fernandes (teclados), Kazuaky Nakama (guitarra),  Vitor Scabbia (bateria), Guilherme Ramos (voz), Hiero Bartholo (baixo) e Vassilis Konsolakis (guitarra) conta com dois singles e um EP no currículo e está prestes a lançar seu segundo EP: Queda/Ascenção
Previsto para 15 maio, o disco vem antecipado pelo vídeo de “O Revoar”, dirigido por Brunno Duarte e filmado em Santos.
A canção que tem como tema central a recuperação e a superação.
O título, segundo o tecladista Matheus: "...faz uma brincadeira com “au revoir” e “o revoar” no sentido de levantar voo e dar adeus, deixando para traz o que fez mal."

Já o pessoal do Contradição Arkana aposta em um som mais pesado.
Com um disco homonimo de 2018 cheio e mais o single Retroceder , disponível nas plataformas de streaming, a banda também fez um belo clipe.
crédito: Bia Maida
Com efeito backward e produzido pela Casa Viva, o vídeo do diretor Biel Ribeiro ilustra de uma forma mais profunda a letra que trata do comodismo.
Na ativa desde 2014, a Contradição é formada pelo vocalista Denil que também toca piano e violão, Sergio Junior na bateria, o contrabaixo de Nando Santos e Lucas Franzotti na guitarra.

Comentários