Dia da Toalha - Dia do Orgulho Nerd

"Não entre em pânico! 
A resposta para a vida, o universo e tudo mais é, segundo nossos cálculos, 42."

Essa divertida referência está obra de Douglas Adams, assim como você certamente irá encontrar a mesma em um restaurante no fim do universo. 
Nos final dos anos 1970, o mundo nerd foi presenteado com uma das mais icônicas obras de referência para a cena geek: O Guia do Mochileiro das Galáxias, livro cômico sobre uma viagem interplanetária, escrita por Adams que, na época, tinha se formado em literatura inglesa pela Universidade de Cambridge, e trabalhava em um programa de rádio com Simon Brett, falando sobre ficção científica. Alguns anos antes de se formar, Douglas havia desbravado algumas regiões da Europa como um mochileiro; e talvez daí tenha buscado inspiração para a construção do romance.


A obra acabou sendo bem cultuada por aqueles que faziam parte desse "grupo social urbano" chamados de "nerds"- termo em inglês para designar jovens intelectuais, obsessivos por assuntos que as pessoas comuns não se interessam e também com algum "deslocamento social".
Vejam bem, eu escrevi "obsessivos por assuntos que as pessoas comuns não se interessam", portanto, ter assistido a trilogia de De Volta Para o Futuro, 20 vezes ou colecionar os DVDs dos filmes da Marvel, sem ter tocado numa HQ, não te faz um nerd.

A história apresenta Arthur Dent, um homem extremamente azarado que certo dia, ao reclamar de algumas questões que envolviam sua vizinhança, conhece Ford Prefect, um alienígena humanóide vindo de um planeta distante, que trabalha como um coletor de informações para o famigerado "Guia do Mochileiro das Galáxias". Esse guia é uma espécie de uma enciclopédia de detalhes necessários compilados para ser seguido por aqueles que querem "desbravar o espaço".

Essa é a premissa do livro, e foi símbolo "start" para a formulação do Dia do Orgulho Nerd comemorada hoje, no dia 25 de maio, também conhecido como Dia da Toalha
Porquê toalha? Pois é então outra referência ao livro de Adams:


"A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; [...] você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa."

A explicação vai além, mostrando que a toalha também teria um valor simbólico: Os mochileiros seriam respeitados por essa característica e já por terem uma toalha, seriam considerados como alguém que consegue fazer uma viagem intergaláctica de forma muito prevenida.
Assim sendo, quando o escritor morreu, em 11 de maio de 2001, os fãs de sua obra pensaram em um jeito de homenageá-lo e se uniram para a criação do Dia da Toalha. Inicialmente, essa celebração pretendia acontecer 42 dias da morte do escritor, o que levaria à data de 22 de junho. No entanto, a primeira comemoração, ocorreu no dia 25 de maio daquele ano fez com que a maioria dos fãs escolhessem o dia 25, permanecendo como o Dia da Toalha oficial até os dias de hoje.

As comemorações com relação a obra de Adams se concentram nos fãs caminhando por aí com suas toalhas, principalmente enquanto desenvolvem suas atividades cotidianas, como trabalho, estudos e até mesmo compras. Estão com as suas toalhinhas por perto? Pois eu estou!!
As lições aprendidas pelos mochileiros com os personagens do livro são grandiosas e, para além da utilidade deste objeto, está também a possibilidade de grandes eventos acontecerem enquanto se usa um roupão - o protagonista Arthur Dent sabe bem o que é isso, já que ele faz as suas viagens com Ford, usando um roupão, conforme a foto abaixo do filme homônimo de 2005:

O robô depressivo Marvin (voz de Alan Rickman) e Arthur (interpretado por Martin Freeman) no filme de 2005 dirigido por Garth Jennings

A data, lembrada em todos os anos, acabou oficial por estar atrelada a outro tema favorito dos nerds: no dia 25 de maio de 1977 estreava nos cinemas o primeiro filme da saga Star Wars. Por essa razão, é comum que as pessoas que se identificam com o movimento geek postem coisas relacionadas à história de George Lucas e/ou aos seus personagens, tais como Darth Vader. 
A frase "Que a Força esteja com você" pode ser uma excelente saudação para o dia de hoje. 

Como tudo na vida, o Dia da Toalha/ Dia do Orgulho Nerd foi tomando outras nuances: relaciona-se também à outras obras de comum gosto dos geeks: games vintages, Star Trek - e a frase "Vida Longa e Próspera" teria a mesma função que a da "Força" na saga supracitada - coleções de HQs, conhecimento sobre jogos de RPG e séries de ficção como Dr. Who, entre outros.

Há o lado bom e o lado ruim de todas as coisas: assim como existem os fieis escudeiros, existem os nerds de "meia tigela" - aqueles que pagam como tais poque gostam de algum filme, série, ou jogo que é considerado típico dos nerd, ou ainda aqueles que, sequer viram algum filme do Star Wars, mas compraram a camiseta do Darth Vader na Riachuelo, afinal de contas "a moda geek está bombando!"...

Em tempo, registra-se que a banda inglesa Coldplay, são exemplos de fãs do meio musical do trabalho do escritor Douglas Adams ...
Só que nós aqui no Musique-se não curtimos o som dos caras, então, não faz muita diferença...rsrsrs...


Comentários