De como um cancelamento de show originou a pior música de todos os tempos

O Starship, antes conhecido como Jefferson Starship e antes ainda como Jefferson Airplane, é uma banda norte americana que alguns resolveram colocar na gaveta esquisita do rótulo AOR, o tal “adult oriented rock”.
Uma besteira sem fim.
Jefferson Starship
Pois bem... Em 23/5/1977 a banda tinha um show marcado para a cidade de San Francisco, California. Mais precisamente no parque da ponte Golden Gate, um dos cartões postais da cidade e um dos lugares mais conhecidos do mundo.
O show seria gratuito, mas, faltando pouco tempo para o evento, as autoridades da cidade de San Francisco decidiram não permitir que acontecesse.
A alegação era de que não era permitido que se utilizasse instrumentos eletro/eletrônicos naquele local, que poderia produzir vibrações que danificariam a estrutura da ponte ou, também improvável, causar tumultos.

A banda, sem outra opção além de protestar, cancelou o evento.
Só que não esqueceu e nem engoliu...
Em 1984, quando já se chamavam apenas Starship, em uma parceira com Bernie Taupin, Martin Page, Dennis Lambert e Peter Wolf escreveram uma canção chamada “We Build This City” e a gravaram em seu disco Knee Deep in the Hoopla, lançado em agosto de 1985.

A ideia central da canção era contar esta história um tanto bizarra como uma espécie de vingança e dizer as autoridades que foram os músicos (o Jefferson Airplane foi formado em San Francisco) e a cena psicodélica que fizeram a fama da cidade.
A letra tinha versos como: “Alguém sempre está jogando os jogos das empresas / E daí, sempre estão trocando os nomes das empresas / Só queremos dançar aqui, alguém roubou o palco / Nos chamam de irresponsáveis, nos tiram da jogada” – era pontuada pelo refrão: “Construímos esta cidade / Construímos esta cidade com rock 'n' roll”.

A primeira vista, tudo tinha enormes chances de ser um hit redentor, mas as coisas começaram a dar errado logo após o lançamento do disco.
Apesar da canção ter alcançado o topo das paradas no Canadá, Austrália e EUA, e ainda ficando entre as dez mais em vários países europeus, a revista Blender classificou a música como “a pior música de todos os tempos”.
Craig Marks, o editor da Blender justificou dizendo: “...cheira ao comercialismo corporativo do rock dos anos 80. É um reflexo real do que praticamente matou o rock nos anos 80".
Obviamente, a banda ficou irritadíssima e desqualificou a revista de todas as formas possíveis, mas por capricho (ou impossibilidade) nunca explicaram o que exatamente eram os versos mais atacados pela revista onde: “Marconi plays the mamba, listen to radio” ... 
Lembrando que mamba é uma cobra das mais venenosas e não havia porque catzo o inventor do rádio tocar uma...
Starship
Como não houve uma forma de conciliar banda e publicação, o assunto caiu no esquecimento, assim como a banda e, porque não dizer, a revista.
Mas isso só até 2011, quando a Rolling Stone elegeu “We Built This City” como a pior música dos anos 80.
Não contentes, outra publicação – a revista GQ – elegeu a canção como: “a música mais detestada da história humana”.
Em resumo, se as autoridades de San Francisco tivessem deixado o show ocorrer, esta tragédia sonora nunca teria acontecido...
Mas assim: a música nem é tão ruim... É?

Comentários