Hot 5 - Músicas com nomes de mulher (by Manu)

Dois meses depois do dia das mulheres e do hot 5 do Ron Groo (veja aquipublico as minhas escolhas de canções com nomes de mulher, no mês das noivas (péssima desculpa! hahahaha...)
Na verdade é para aproveitar que acordei com uma delas na cabeça e acabei fazendo uma lista. Ao final do post eu conto qual foi a grudenta... 


Hot 5 músicas com nomes de mulher (by Manu)


♫ The Beatles – Michelle

Composta e interpretada por Paul McCartney, parecia que alguma  Michelle tinha marcado sua vida, no passado. Mas conta-se que ele e John brincavam, quando se conheceram, com músicas em francês para ver se conseguia a atenção de garotas supostamente atraídas pelo sotaque. Na ocasião da gravação de Rubber Soul (1965), John teria lembrado o companheiro desse fato e então Paul buscou inspiração para compor uma letra que encaixasse em uma melodia criada por ele já fazia algum tempo.
"Michelle" então era só para rimar com "ma belle"? "Que decepção", disse a minha irmã que foi batizada com esse nome por conta dessa canção...


♫ Mercyful Fate – Melissa

A faixa título do álbum Melissa do Mercyful Fate pipocou rapidamente na minha mente quando fui montar a lista. É ela que fecha o álbum de 1983 e é este o trabalho debut da banda dinamarquesa.
Na letra, Melissa é uma mulher que já se foi e deixou o seu “amor” desolado. O vocalista, compositor e líder da banda, King Diamond dá um tom bem melancólico a música que é romântica na mesma medida que é (contraditoriamente) macabra. Esse era o propósito dos caras, afinal de contas. E o recado foi bem dado.


♫ Europe – Carrie

Deixando todo essa visão sombria do Mercyful Fate, passamos para uma obra dos vizinhos suecos: quem aí não conhece a "chicletenta" música Carrie do Europe? A canção possivelmente está na maioria das listas de músicas com nomes de mulher por aí – mesmo tendo enchido o saco nas rádios no final da década de 1980, assim com a também grudenta The Final Countdown, faixa título do terceiro álbum do grupo.
"Caaaaaaaaaaaaaaa-rie" ecoa até hoje nos nossos ouvidos e posto aqui, para vocês cantarolarem ela o dia inteiro!


♫ Nightwish – Eva

Ainda nos países nórdicos, os finlandeses do Nightwish - depois de perderem a sua vocalista de formação, Tarja Turunen - lançaram Anette Olzon para o mundo com Eva, a música de apresentação da vocalista e carro chefe do disco da nova fase da banda, Dark Passion Play (2007).
A canção fala não da primeira mulher do mundo nos tempos bíblicos, mas Eva, uma jovem de coração puro que é mal-tratada em sua vida, e por isso foge de casa procurando por um futuro melhor, se perguntando o que vem pela frente. Tuomas, o tecladista, líder e compositor da música também alerta para a prática de bullying com as jovens, especialmente no trecho:

She walks alone but not without her name
Eva flies away, dreams the world far away
In this cruel children's game, there's no friend to call her name
("Ela caminha sozinha, mas não sem o seu nome / Eva voa para longe, sonha com um mundo distante / Neste cruel jogo infantil não há um amigo para chamar seu nome")


Por fim, a última música com nome de mulher... Ou seria à moldes Vera Verão, "quase mulher"?...

♫ Elton John – Nikita

No entender do enredo da letra, Elton interpretaria uma paixão platônica por uma pessoa, guarda da fronteira da Alemanha Oriental – em referência aos tempos de Guerra Fria – e que não poderia efetivar o romance dada à proibição de entrar no país sem uma autorização especial.
No vídeo oficial, Nikita é uma bela loira da guarda da fronteira interpretada pela modelo, atriz e cantora, Anya Mayor.
Acordei cantarolando a música do álbum Ice on Fire (1985) – acharam que era Carrie, não é? 

Depois de um bom tempo, me peguei pensando na letra: nada indica que se tratava de uma mulher e então, os tempos conservadores, enganaram a gente com um vídeo bem popular.  "Nikita", para quem não sabe, é um nome russo comum para homens!
Na ocasião do lançamento, Elton já tinha assumido a sua bissexualidade, então, o título da música não tinha sentido de "acaso" para ele... Ah, espertinho...!


Depois dessa, a gente se despede correndo hehehe...
Abraços afáveis!

Comentários