Hot 5 - Músicas sobre velocidade


Para quem gosta de automobilismo como nós aqui, pode ser que esteja sentindo muita falta de assistir os carrinhos dando volta numa pista, não é? As corridas virtuais podem suprir essa necessidade para alguns, mas para outros, não chega a ser nem mesmo uma distração.
Paciência, amigos! No próximo mês, dia 5 para ser mais exata, estaremos curtindo uma manhã de domingo, xingando a mesmice (no caso da F1) e torcendo por "uns pegas" (o que é mais raro - também no caso da F1).
A justificativa da lista é essa: um hot 5 de músicas que falam de velocidade para aliviar essa "falta" que, poderia durar mais um pouco, porém os manda-chuvas da F1 não estão mais preocupados com a Covid-19.


Não precisaria de estudos científicos para sentir e entender que a música Don’t Stop Me Now do álbum Jazz (1978) do Queen é uma das mais alegres já compostas. Ela não fala exatamente de velocidade, mas Freddie usou o substantivo em vários trechos da letra para mostrar euforia, diversão e também como uma metáfora sobre viver a vida intensamente.
Não importa como, nem o motivo, o que emana dessa canção é "aproveite com vontade".

…I'm gonna go, go, go
There's no stopping me…
…I’m travelling at the speed of light
I wanna make a supersonic man out of you
Don't stop me now
I'm having such a good time
I'm having a ball
Don't stop me now
If you wanna have a good time, just give me a call
I don't wanna stop at all…



E por mencionar em "velocidade da luz" o álbum de 2015, The Book of Souls do Iron Maiden tem uma ótima canção com esse título: Speed of Light. O vídeo da música é uma homenagem às quatro décadas de videogames e trás o querido mascote, Eddie, protagonizando mais um dos clipes oficiais da banda britânica. É divertido no mínimo, e a música, sensacional.



Em toda lista que faço, tem sempre a primeira coisa - seja tema ou palavra - que desencadeia as demais. No presente caso, Mr. Speed, canção do disco de 1976 do KISS, Rock and Roll Over, estalou na mente, e em seguida, vieram todas as outras.

As "Marias Gasolinas" podem se sentir contempladas agora: Os caras do KISS oferecem o tipo de amor que elas precisam. Mas como canta o Starchild Paul Stanley  num dos trechos da canção - "Eu sou tão rápido, é por isso que as mulheres me chamam de Sr. Velocidade" - pode ser que esse romance não dure muito hehehehe...



Mas se a velocidade é necessária para encontrar um amor duradouro, que leve as coisas de um relacionamento à sério ou ainda, quer rapidamente que a sua vida pessoal dê uma guinada para melhor, então a música do KISS não é a melhor pedida. Melhor que se recorra à uma outra, da banda holandesa Within Temptation:

And I can't live in a fairytale of lies
And I can't hide from the feeling ‘cause it's right
And I go faster and faster and faster and faster for life

Faster é uma das faixas do quinto álbum de estúdio da banda, intitulado The Unforgiving (2011).



Para fechar a lista, nada mais justo do que falar da velocidade em si, sem metáforas ou significados além do conceito..

Speed
Give me what I need
Yeah
White lightning
Let's speed, on speed
On wheels, on wheels
Speed
Oh, let it bleed
Yeah
Greased lightning
Let's speed, on speed
On wheels, on wheels…

Cantarolou? Justo! 
A música em questão é Speed de Billy Idol incluída na trilha sonora do filme de 1994, Speed – ou como conhecemos da Sessão da Tarde: Velocidade Máxima. Estrelado pelo ainda jovem (mas não muito diferente de hoje) Keanu Reeves e a sempre boa gente, Sandra Bullock, o filme, assim como a música, podem ser nada mais do que propostas simplórias, mas são legais, vai!?!


E aí, boa playlist para "aquecer os motores"? Conta aí, as suas escolhas!
Abraços afáveis e Musique-se!

Comentários