News of the world - notas rápidas e rasteiras (76)

O diretor de cinema Peter Jackson deu um presentinho de fim de ano aos fãs de boa música e também, aos amantes dos Beatles. Mais conhecido pelos seus trabalhos, as trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit - as famosas adaptações dos livros de fantasia de J. R. R. Tolkien - Jackson esteve embrenhado em um projeto que, dadas as circunstâncias pandêmicas, só poderá ser conferido na íntegra em 2021.

The Beatles: Get Back é um documentário que sua produção formulou a partir de 56 horas de imagens do quarteto no processo de gravação do penúltimo álbum, Let it Be de 1969, bem como o último show no telhado da gravadora Apple Corps. PJ deu um gostinho do que contém essas imagens, como ele mesmo diz, para colocar um sorriso em nosso rosto, já que a data de lançamento ainda não chegou.


Peter já fez outros trabalhos nessa linha. Um deles foi um trabalho monumental recente, fazendo uma recuperação de imagens de soldados britânicos na Primeira Guerra Mundial  (um dos assuntos das quais ele é fascinado, além de Beatles e, é claro, Tolkien, rsrsrs...). 

They Shall Not Grow Old (2018) é lindíssimo e muito tocante. Ele se concentra basicamente em cenas de soldados britânicos no front, provenientes de vídeos dos arquivos de "Imperial War Museum". Inteiramente monocromático, Jackson os restaurou digitalmente, converteu em 3D e tornou uma grande peça totalmente colorida e narrada com áudios originais. 
A nitidez é tão grande que quebra aquela barreira que, por ventura, surge quando se assiste um vídeo de registro histórico bruto e sem "vida", por ser, justamente um documento e não possua uma função de apelo artístico/estético, por assim dizer. É incrível a beleza genuína que a tecnologia trouxe à favor desses registros.
Segue aqui o link do trailer e fica a sugestão para assistirem Eles não Envelhecerão.

***

O cantor britânico Ed Sheeran lançou nessa segunda-feira (21) uma nova música e de surpresa.
Não se trata de um canção single para um novo trabalho, mas sim (como revelou o cantor)  apenas uma canção que escreveu no ano passado e quis compartilhar com os seus fãs. E nesse ponto, todo trabalho criativo dos músicos é muito bem vindo.

Afterglow é o primeiro lançamento inédito desde as canções do seu último trabalho No.6 Collaborations Project de 2019.


***

O Nightwish vai retomar a rotina de shows e divulgar o seu mais recente trabalho Human. :II: Nature. (2020) em uma turnê que começará em março do ano que vem... VIRTUALMENTE! Olha, que bacana!
Intitulada An Evening With Nightwish In A Virtual World o show vai acontecer nos dias 12 e 13 de março, diretamente da "The Islanders Arms", uma taverna criada através da realidade virtual.
Para a América do Sul, o show acontecerá às 22h (horário de Brasília), no dia 13, tendo como duração aproximadamente 90 minutos, e ficando disponível pelas próximas 48 horas seguidas da apresentação. Os ingressos variam de 25 euros até cerca de 45 euros e podem ser adquiridos no site da banda nightwish.com

E por falar em Nightwish, a vocalista Floor Jansen fez um versão da música Let It Go do longa de animação da Disney Frozen. Motivada pela filha de três anos, Freja, que vinha cantando a música por meses, a mãe decidiu "esvaziar" a canção no ouvido de outros rsrsrs...  E o resultado ficou formidável! 


***

Ozzy Osboune já estaria preparando um novo disco. Ordinary Man saiu no começo desse ano de 2020, mas logo o Príncipe das Trevas revelou desejos de lançar mais algum antes que "partisse" dessa para melhor.
Mesmo com a pandemia - o que impossibilitou também a divulgação em turnê do recente álbum - Ozzy entrou em estúdio, com um corpo de produção reduzido. 
No entanto, no último dia 18, o produtor Andrew Watt revelou durante uma entrevista à Guitar World que o novo disco de Ozzy contará com participações especiais, assim como foi o caso de Ordinary Man.

Segundo ele, alguns convidados ainda é surpresa, mas revelou que o próximo trabalho terá Taylor Hawkins, do Foo Fighters, dividindo a bateria com Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers, enquanto Robert Trujillo, do Metallica, cuidará do baixo.
Não foi divulgado também a data do lançamento, visto que eles estão ainda na metade da gravação do disco.
Aguardamos!

***

Por fim, já temos uma boa coisa para aguardar em 2021: o Greta Van Fleet lançará no próximo ano o seu segundo álbum de estúdio - The Battle at Garden’s Gate.
Em entrevista para a Loudwire, os irmãos Josh e Sam Kiszka compartilham relatos sobre a mudança sonora da banda e como esse processo se deu nas gravações. 

Numa entrevista de pouco mais de 20 minutos, eles revelaram que o projeto foi desenvolvido com pessoas confiáveis para atingirem o som que queriam; como algo mais "cinematográfico" e Josh ressaltou que, das duas canções que já foram lançadas como single, Age of Machine é mais um retrato de como soa o álbum todo do que My Way, Soon.
Para conferirem a entrevista completa, bastam clicar aqui. E para quem ainda não ouviu as novas músicas do quarteto, cá estão:

Comentários