Mas, isso é cover! - As Cafonas (#3)

 Senhoras e senhores, com vocês, Steve Martin e suas "Singing Balls":


A música usada nesse brilhante esquete do ator e comediante Steve Martin tem como título Mr. Sandman

Sandman é uma figura folclórica de várias culturas: na portuguesa é "João Pestana" e na alemã, "Sandmann". Trata-se de uma lenda do homem que traz o sono, uma persona tímida e assustada que chega sem fazer barulho e aos poucos. Quando ele realmente está presente de vez, ele pesa as pálpebras dos sonolentos ou joga areia nos olhos deles, para que ninguém o veja (por isso não se sabe como ele é). Assim, se contava a história do Sandman para as crianças dormirem.

Nas artes, temos várias demonstrações da lenda: o Homem da Areia (1817), o conto de E. T. A. Hoffman, muito usado em estudos psicanalíticos, tendo inclusive uma análise do Sigmund Freud sobre as passagens do conto. Também é bastante usado para especialistas em Literatura Fantástica. Se não leram, fica a dica. 
Os quadrinhos Sandman de Neil Gaiman, cuja a primeira publicação pela Vertigo é de 1988, também é famosa e terá adaptação como série na Netflix, e chega ao catálogo do streaming ainda esse ano. 
Na música, temos Enter Sandman do Metallica, a primeira faixa do disco de 1991, conhecido como Black Album, cuja inspiração para a letra, provém da lenda.

 

A música da esquete de Martin é inspirada na gravação do quarteto de vozes femininas The Chordettes, com algumas modificações. Essa já é uma versão do Mr. Sandman de Pat Ballard, o compositor que a gravou em 1954. Popularizada com as Chordettes, e no mesmo ano, tornou-se conhecida e tomada como original:


Caracteristicamente usada para retratar anos 1950-60, acaba sendo cafona por um triz. Hoje em dia, ninguém mais acha tanta graça em grupo vocal e cantorias à capela (ainda que devêssemos admirar, com essas opções de cantores e cantoras que sem os efeitos eletrônicas em estúdios, sofrem para cantar ao vivo, como bem sabemos). 
Além do mais, as crianças não se interessam mais por lendas como essas do Sandman. 

Com a esquete do Martin eu acabei forçando para o tom ridículo da comédia, como retratados na apresentação: as cantoras são as "partes íntimas" do comediante.
Peço desculpas por isso, mas esse vídeo é realmente hilário e eu não poderia deixar de compartilhar!


Além da versão das Chordettes, uma mais recente deixou a música, supimpa. (E sim, essa é uma gíria velha e portanto, breguérrima. Estou ciente, rsrsrs...) 

Em 1995, o Blind Guardian lançava o terceiro single do disco Imaginations From The Other Side (falamos sobre esse álbum, aqui), justamente com a versão power metal de Mr. Sandman
A capa é bem interessante, como sempre foram as escolhas da banda alemã:


O videoclipe:


Para o vídeo de divulgação, e sem medo de serem felizes, Hansi Kürsch (vocal), André Olbrich (guitarra), Marcus Siepen (guitarra) e Thomas "Thomen" Stauch (bateria) se travestiram de mulher para emularem as Chordettes e fizeram referência ao It - A Coisa ou Pennywise, para os íntimos, personagem do escritor Stephen King. Na tv, "as drags" Chordettes, no quarto, em pesadelo e perturbando o sono de um garoto que “dormia tranquilo”, os Pennywises. 
 
Ai, que desespero desses palhaços...! A estética do personagem em questão foi baseada na série de TV, que depois virou filme, de 1990, dirigido por Tommy Lee Wallace.

Essa foi mais uma cafona coverizada que apresentamos para vocês.
Teremos encontro novo, em breve! Abraços afáveis e Musique-se!

Comentários