50 anos da turnê Wings over Europe - Paul McCartney se reconectando à estrada

“Estamos indo ao show para testemunhar uma lenda!”
Esse tipo de frase era o que Paul McCartney queria evitar ao cair na estrada com sua nova banda, os Wings.
Era com este espirito que em 1972 o ex beatle programou uma série de vinte e seis datas a começar em nove de julho com uma apresentação em Chateauvallon, na França.
A ideia inicial era gravar algumas destas apresentações para lançar junto com seu próximo disco de estúdio.
Essa turnê pela Europa (apropriadamente chamada de Wings Over Europa) era um passo grande já que a banda não se apresentava apenas em shows esporádicos no circuito universitário dos EUA.
Uma tour viajando de ônibus pela Europa era a forma que havia encontrado para se reconectar com a estrada, algo que os Beatles tinham abandonado ainda em 1966 por razões que ao grupo pareciam corretas, mas que Paul, internamente, pensava serem egoístas.



Outra ideia da turnê era criar entrosamento.
Os Wings então eram Paul e Linda McCartney, Denny Laine e Danny Saywell e com esta formação tinham gravado o primeiro álbum da banda, Wild Life de 1971.
A adição de um novo guitarrista, Henry McCollough, deu uma nova dinâmica à banda e os shows passaram a apresentar uma fluidez impressionante.


O set list promovia os singles recentes que havia lançado com os Wings (“Mary Had a Little Lamb” e “Give Ireland Back to the Irish”), músicas do seu mais recente disco, que também era o de estreia da banda, Wild Life de 1971 (“Mumbo” e “Bip Bop”), canções de seus dois discos solos até alí (“Smile Away”, do Ram também de 1971, “Maybe I´m Amazing” do álbum de estreia solo McCartney de 1970) e duas canções de seu futuro álbum (“Hi Hi Hi” e “My Love”).
Os fãs mais antigos talvez conseguissem matar as saudades ao ouvi-los tocando “Matchbox” ou “Long Tall Sally”, mas era o máximo que McCartney se permitia chegar perto do repertório dos FabFour.
Porém, quando o novo trabalho chegou às lojas em 1973, a ideia de lançar aquelas gravações dos shows tinham sido deixadas de lado.
A turnê Over Europe acabou ficando sem um registro oficial na discografia de Paul embora algumas das gravações tenham sido colocadas em edições especiais e boxes comemorativos de Ram em 2012, Red Rose Speedway de 2018 e finalmente, em um dos discos que compõe a caixa Wings 1971-1973 que fazia parte da edição limitada Paul McCartney Archive Collection.


A banda ainda fez a turnê promocional de Red Rose Speedway antes de separar com Paul indo com Linda e Denny Laine até Lagos, na Nigéria, para concluir as gravações de seu próximo disco, Band on the Rum (1973)
O tão esperado registro ao vivo só seria em 1976 com o disco triplo Wings Over América, em que a banda já apresentaria outra formação com Joe English na bateria e magistral guitarrista (porém pouco falado) Jimmy MacCulloch e com Paul muito a vontade apresentando várias canções dos Beatles no set list.

Comentários