James Gang, de Joe Walsh, se reúne para show de despedida em prol de veteranos de guerra

Um dos power trios mais interessantes e celeiro de grandes guitarristas do fim dos anos sessenta vai se reunir para um último concerto.
A James Gang de Joe Walsh, Dale Peter e Jim Fox, responsável pelos clássicos Rides Again (1970), Thirds (1971) e Live In Concert (1971) subirá ao palco da Nationwide Arena, em Columbus no dia 13 de Novembro para o show de despedida com a renda revertida à instituições de caridade que cuidam de veteranos de guerra no estado de Ohio.
Joe Walsh, que acabou mais conhecido como guitarrista dos Eagles, uma das bandas campeãs de vendas nos EUA, tem uma ligação intima com o tema e os veteranos em geral.
Seu pai era paraquedista e morreu durante a famosa batalha de Okinawa na segunda grande guerra.
“-Parei de contar o número de amigos que perdi na Guerra do Vietnã, mortos ou inválidos por problemas emocionais causados pelo conflito.” – disse.


Ao lado da James Gang estarão o Nine Inch Nails, The Black Keys, The Breeders e Dave Grohl.
A banda, apesar de não ser bem um sucesso de vendas e público, é muito influente.
Pete Townshend chegou a declarar que perdeu o sono ao ouvir “Take A Look Around” e exigiu de seu empresário à época que contratasse a James Gang para abrir os shows do The Who na perna norte americana da turnê de 1971.
Se prestar atenção, vai ver que a introdução de uma das canções do Who, “Pure and Easy” é praticamente igual a da canção que manteve Townshend acordado.
Sobre o nome da banda, Walsh declarou algumas vezes não ter curtido e que era coisa da gravadora: “-Não curto muito este lance de ter nosso nome associado ao movimento country, não é o som que fazemos.”
Após o disco ao vivo de 1971, Walsh saiu da banda e foi substituído Domenic Troiano na guitarra, mas após dois discos, Troiano deixou a Gang e entrou para o Guess Who.
Então foi a vez da entrada de outro gênio das seis cordas: Tommy Bolin.
Bolin foi recomendado pelo próprio Walsh e bastou uma audição de quinze minutos para que fosse contratado.
Com muitos problemas com o vício, Bolin não durou muito na banda, mas ainda teve tempo de gravar o mediano Bang (1973) e o ótimo Miami (1974) saindo para assumir a guitarra no Deep Purple substituindo ninguém menos que Ritchie Blackmore.
Em meados dos anos 90, a Gang se reúne com sua formação clássica para alguns shows e para participar da campanha de Bill Clinton à presidência.
Mesmo sem lançar material novo, a formação atestava sua força e ganhava novos fãs e agora resolve por um fim em sua trajetória no mesmo estado onde a banda foi formada.

Comentários