Mariguella de Wagner Moura leva 8 prêmios em um dos mais importante festival de cinema brasileiro.

O longa Mariguella dirigido por Wagner Moura foi o grande vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2022.
O filme estrelado pelo cantor e compositor Seu Jorge levou oito das quinze categorias em que foi indicado que incluíram: melhor ator (Seu Jorge), melhor primeira direção (Wagner Moura), melhor figurino, melhor direção de arte, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor som e o mais importante: melhor longa metragem de ficção.


A cerimônia que aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro teve como anfitriões a atriz Camila Pitanga e o ator Silvero Pereira.
Wagner dedicou o prêmio à toda sua equipe e disse que não escolheu um filme fácil para ser sua primeira direção.
O filme teve sua première no festival de cinema de Berlin de 2019, mas sua estreia nos cinemas brasileiros só veio a ocorrer em novembro de 2021 por conta de uma má vontade gigantesca da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que no governo do jumento federal atacou de todas as formas possíveis todas as formas de arte e expressão.


Para deixar a turma de imbecis do planalto mais fula, foi o filme nacional mais visto desde o início da pandemia alcançando cem mil pessoas nas 300 salas em que foi exibido nos primeiros cinco dias.
A agência chegou a alegar que houve atraso na disponibilização do longa por sua produtora.
O filme está disponível no serviço de streaming Globo Play.

Comentários