Os 25 nomes do rock/hard/heavy que mais venderam discos na história

Acredite ou não, houve um tempo em que para se consumir música era – obrigatoriamente - necessário sair de casa, ir até uma loja e comprar (e pagar!) discos em formatos físicos.
Ah, havia os rádios, as fitas cassetes regraváveis, mas... Nem tudo tocava em rádios e não havia a segmentação que haveria um tempo depois.
Quem quisesse ouvir, por exemplo, heavy metal, tinha horários em que este tipo de música era tocada em programas específicos.
Na programação normal, só as coisas mais pop e tudo misturado, o que hoje vemos como saudável, mas creia, na época em que tudo isso ai acontecia, ouvir um som do, digamos, Iron Maiden e logo após começar a tocar uma música do Agepê causava um certo desconforto nos ouvinte (que ironicamente, hoje são os truezões chatos das redes sociais).
E os discos eram vendidos... Muito vendidos... Vendidos pra c...
Vendidos na casa dos milhões de unidades, rendiam premiações e conferiam status aos artistas os alçando à condição de super stars, elevando cachês e os investimentos das gravadoras em seus trabalhos futuros.
Mas quem vendia/vende mais?
Aqui no Brasil sempre houve muita dificuldade em encontrar números confiáveis sobre a vendagem dos discos já que – além da bagunça da indústria musical e da “esperteza” generalizada de sempre no país – os álbuns não eram numerados. O que dificultava a contagem.
Sempre se falou em Roberto Carlos como o maior vendedor que vez por outra era batido por alguma novidade como os Secos & Molhados e seu genial primeiro disco. Hoje em dia, a venda física é quase um lance artesanal...


Lá fora, com as coisas um pouco mais organizadas e honestas, é mais fácil compilar listas sobre o tema e até fazer recortes sobre elas.
O escritor especializado em música Ryan J. Downey que além de trabalhar para MTV e Hollywood Reporter, também apresenta o podcast Seek And Destroy Metallica e, levando em contar uma publicação da ChartMaster.Org fez uma analise bem bacana sobre o tema e lançou o recorte Commensurate Sales to Popularity Concept, CSPC. Aqui pra gente: Vendas Proporcionais à Popularidade. (nhé... mais ou menos)
Baseado em métricas até simples de entender, leva em conta quantas vezes um álbum ou single de um determinado artista foi comprado fisicamente após o lançamento do disco original e depois de ser apresentada em uma coletânea (compilação, trilha sonora etc)
Só por curiosidade: a medição levou em conta os tempos atuais medindo quantos plays em streaming são necessários para contar como uma compra de um álbum ou single de sucesso e a fórmula foi: 1 venda a cada 1500 streams de áudio.
A Lowdwire pinçou vinte e cinco nomes do segmento hard/heavy que estão na lista original para sua publicação e entre eles tem coisas como Linkin Park, Nickelback, e Meat Loaf, mas estes a gente dá uma ignorada.
Alguns nomes muito importantes aparecem em posições até surpreendentes.
O seminal Black Sabbath, por exemplo, só aparece em décimo oitavo (79,2 milhões), atrás de gente muito mais recente como Green Day (15º), RHCP (11º) e do Bon Jovi (7º).

rapaziada bonita...

Outros nomes que aparecem na lista e são gigantes são:
Os reis da NWBHM Iron Maiden em décimo sexto com “parcos” 86,6 milhões; os pais do hard rock moderno, Deep Purple em décimo terceiro (92,8 milhões); Nirvana, único nome do chamado grunge e um fenômeno dos anos 1990 em décimo segundo (95,8); o Van Halen em décimo (102 milhões) e a maior e mais popular banda de rock pesado da atualidade, Metallica em sexto com 163 milhões de unidades.
Uma curiosidade é aparecer na lista os nomes de Avril Lavigne na vigésima segunda posição com 47,1 milhões e o No Doubt, da vocalista Gwen Stefani em vigésimo quarto com 35,7 milhões e sendo um tanto radical, nem um dos dois nomes faz exatamente rock, heavy ou hard.
Outra curiosidade é não ter o nome The Beatles, o que é estranho, já que seus contemporâneos Stones estão, e bem colocados.
O top five tem:
5 – AC/DC com 198,6 milhões
4 – Led Zeppelin com 205,6 milhões
3 – Pink Floyd com 235,8 milhões
2 – Rolling Stones com 242,6 milhões
1 – Queen com 247,6 milhões

só este vendeu 6,6 milhões de cópias

A lista completa pode ser vista no link => CSPC do Loudwire

Comentários