Livro escrito pelo gerente de turnês do Led Zeppelin ganha edição em português

Há muitos livros escritos sobre o Led Zeppelin de 1985 para cá.
Alguns estão desatualizados, esgotados ou até mesmo desmentidos.
Entre os principais, de leitura obrigatória à quem quer conhecer as histórias de Page, Plant, Paul Jones e Bonhan estão Hammer of the Gods - The Led Zeppelin Saga de 1985 escrito por Stephen Davis que, infelizmente não tem uma edição em português BR e o When Giants Walked The Earth: A Biography of  Led Zepelin, do jornalista Mick Wall  lançado em 2009 (este sim com uma bela versão nacional lançada pela Globo Livros com o título Quando Gigantes Caminhavam Sobre a Terra).
Deste último, sabe-se que irritou Jimmy Page a ponto dele cortar relações com o autor, o que, quase sempre, é um bom sinal sobre a autenticidade das informações.
Outro título importante sobre a banda acaba de ter sua edição brasileira lançada: Stairway to Heaven - Led Zeppelin Sem Censura, escrita pelo gerente das turnês do Zep, Richard Cole.


Cole sempre foi considerado como uma fonte primária quando se tratava de obter informação sobre a banda até que ele mesmo resolveu capitalizar em cima do que sabia e podia contar escrevendo sua versão da história: a da testemunha ocular.
Óbvio que algumas passagens podem estar um tanto aumentadas, mas também é bom dizer que mesmo contestadas por John Paul Jones, não foram desmentidas.
Jones chegou a dizer que Cole era um mentiroso e que traiu a banda ao ser a fonte o livro de Stephen Davis, por exemplo, e o acusa de tratar a memória de John Bonhan de forma leviana ao lhe pintar como um provocador inconsequente, bandido estuprador e violento.
No livro, Richard Cole afirma que a culpa dos incidentes em Oakland na turnê de 1977 são de culpa exclusiva de John Bonhan e do empresário Peter Grant.

Richard Cole (foto retirada da internet)

Já Robert Plant diz só ter lido os capítulos que tratam do período pós anos 80 e “Só para saber o que Cole fez depois que a banda se separou.”.
De qualquer forma, o livro que chega agora pela Editora Belas Letras (banner na lateral da página) é um prato cheio não só para os fãs de Led Zeppelin, que ganham mais detalhes de outro ponto de vista sobre as histórias lendárias da banda, mas para todos que gosta de bons livros sobre o rock dos anos 70, quando, parafraseando Mick Wall, gigantes caminhavam sobre a terra.
E quanto à afirmação de John Paul Jones sobre a única razão para o livro existir seria o autor ganhar algum dinheiro às custas alheias, bem... Cole faleceu em dezembro de 2021, pouco depois de assinar contrato para que o livro fosse finalmente traduzido para o português.
Então, caso você se incomode com isso, já pode comprar e ler com a consciência tranquila.
O livro pode ser comprado diretamente no site da editora em duas versões: apenas o livro ou na primeira coleção da série Som Na Caixa que traz, além do livro, vários outros mimos relacionados à banda.


Comentários