R.E.M. comemora 25 anos de Up com edição dupla trazendo disco ao vivo gravado "de improviso"

Quando o R.E.M se reuniu em abril de 1997 para tratar da composição e gravação de seu próximo álbum de estúdio, ninguém poderia imaginar que um duro golpe estava por vir.
O baterista Bill Berry anunciaria que estava deixando a banda por motivos de saúde.
O baterista descobriu após um desmaio no palco durante um show em 1995 que tinha um aneurisma cerebral e decidira ir viver com a família em uma fazenda, se aposentando não só da banda como da música em geral.
Abalados, porém com as bençãos do amigo, seguiram em frente como um trio e continuaram com a escolha das composições que fariam parte do seu décimo primeiro disco de estúdio.


Porém as gravações não correram de forma tranquila.
Após romper com seu produtor desde muito tempo Scott Litt, a banda trouxe Pat MacCarthy para a função e ainda contou com Nigel Godrich nos estúdios auxiliando.
Para a bateria o caras trouxeram o titular dos Screaming Trees Barret Martin e Joey Waronker que tocava então com Beck durante as turnês.
A tensão era tanta que a banda chegou a pensar em desistir e por um fim em sua trajetória e o empresário Bertis Downs convocou uma reunião para que Michel Stipe, Peter Buck e Mike Mills se acertassem.
A lavagem de roupa deu certo e em 1998 o disco Up chegou às lojas e tinha como single a balada “Daysleeper”.


De cara o disco entrou no top 10 tanto dos EUA quanto do Reino Unido, porém mesmo vendendo novecentas mil cópias até meados do ano seguinte, o disco foi considerado um retumbante fracasso.
Vale lembrar que a banda vinha de lançar grandes blockbusters como Out Of Time (1991), Automatic For The People (1992), Monster (1994) e New Adventures in HiFi (1996) que faria com que as pouco mais de dois milhões de cópias vendidas em todo o mundo parecessem pouco.
Up tem ainda uma das músicas mais bonitas de todos os tempos da banda, “At My Most Beautiful” que ganhou um vídeo clipe emocionante. (veja aqui)
Agora, em comemoração aos vinte e cinco anos de seu lançamento, o R.E.M vai lançar uma versão de luxo remasterizada por Bob Ludwig.
A edição comemorativa trará, além do disco original, um outro disco com 11 faixas gravadas ao vivo no The Palace meio que de improviso durante a aparição da banda na série Party of Five da Fox (aqui no Brasil: O Quinteto) cujo o single está ai embaixo.
Também fazem parte do pacote um dvd/Blu-ray com seis faixas registradas em um estúdio londrino e os vídeo clipes que fizeram parte da promoção do disco e um livreto de 32 página com um ensaio de Josh Modell baseado em entrevistas da banda.
O formato físico chegará (lá fora, sempre) em vinil duplo preto ou colorido e a edição em CD duplo ou triplo  com o Blu-ray.
Uma pena que por aqui só nas mãos de bucaneiros ou pagando os tubos em edições nacionais tesouradas naquele site que cobra 190 reais por uma fita k7.


Comentários