Foram necessários quase 15 anos para que Marcos e Marcelo Lobato, junto com Pedro Leão retomassem os trabalhos com a Afrika Gumbe (@afrikagumbe ) de forma mais regular.
Após o disco Meu Refrão Inquieto, lançado em 2011, a banda reapareceu com o single "WiFi Free" na segunda metade de 2024 em parceria com o pernambucano Lenine, faixa esta que recebeu dois remixes no ano seguinte pelas mãos de Vini Correia e Benan. Ainda em 2025, os caras ainda lançaram mais 3 faixas: duas releituras de canções d'O Rappa ("Uma Vida Só" e "Vida Rasteja") e a inédita "Obrigação do Dom", reforçando o uso de elementos afro-brasileiros centrados na percussão.
Agora, finalmente, chega às plataformas Soro Energizado (2025, Lobo Records), álbum que além dos 4 singles, é completado por mais cinco faixas repletas de experimentações, que ao contrário do que a palavra pode sugerir, não perderam a pegada canção pop com utilização dos tambores, bandolim, cavaquinho, e até um hurdy gurdy, um instrumento medieval cantado pelo Donovan lá nos anos 60.
O disco se aprofunda em temas de: "...Resistência e reinvenção do ser urbano com seus sonhos e aspirações" - e completam - "(...) mensagem fruto da maturidade artística refletida nos arranjos." Destaques para a empolgante "Ele Amarelou Mas Fez O Gol" que une Jorge Ben e João Bosco sob ataques percussivos e riff de teclado que gruda na mente e faz balançar o corpo. Dedicado à memória dos amigos Diego Matheus, fotógrafo, vítima da COVID e ao cantor e compositor Ivan Santos. Pode clicar sem dó.


Comentários
Postar um comentário
Seja o que você quiser ser, só não seja babaca.