O Baterista - por Vander Romanini

Olá, estou aqui atendendo a um outro chamado do Musique-se para tecer umas linhas sobre aqueles que dão o ritmo, swing, velocidade... Mas se lasca todo para transportar seu instrumento: o Baterista!!

O baterista, ou Batuquista, ou Tamborista, ou Batucador, ou Amassador de Aro, ou Cupim de Baqueta, ou Fritador, ou Fura Pele... E por aí vai, é o cara do ritmo!!

É o cara do Compasso! Ele simplesmente toca ritmando todo mundo e ainda encontra espaço para fazer das suas com viradas e contratempos e abrilhantar a música!
No rock, batera “dos bão” é o que não falta!! 

Neil Peart (Rush), Nick Menza (Megadeth), Lars Ulrich (Metallica), Travis Barker (Blink182), Vinnie Paul (Pantera), Bill Ward (Black Sabbath), Nicko McBrain (Iron Maiden), Dave Lombardo (Slayer), Joey Jordson (ex Slipknot)... Enfim, toda banda “for a da curva” tem um dessa espécie!!

Por aqui no Brasil, essa espécie de instrumentista tem também!! E igualmente “dos bão”!!
Iggor Cavalera, João Barone, Aquiles Priester, Eloy Casagrande, André Jung, Charles Gavin...

Acredito que por sermos um país rítmico, com muita música percussiva, onde temos a percussão como carro chefe, surgiram muitos bateristas bons!! Tipo “o ritmo vem de berço”!

Até parece ser um instrumento simples, mas não é!! É muita coisa pra fazer/tocar!! Braços e pernas trabalhando simultaneamente, porém fazendo funções distintas!!
E é um instrumento que não é fácil para carregar!! É muita tralha pra carregar!! E cada baterista tem seu equipamento personalizado! Cada um tem seu gosto seja na quantidade de pratos, tons, bumbos...

Por fim, todo o meu respeito a esses caras que nos ensaios, toca fora de hora... No final de uma piada, faz o famoso TU DUM TSSSS... Apazigua brigas, tocando para desviar a tensão criada...

Abraços!

PS: Dedico esse texto ao meu Amigo/Irmão baterista Alexandre Kvra!!!

* Vander Romanini é um dos amigos dos editores do Musique-se e baixista da banda autoral Valfúria, de São Paulo, capital. 

__________________________

(Essa postagem faz parte da sequência de artigos sobre instrumentos musicais do rock inaugurado nessa postagem: O Contrabaixo. No início da semana, postamos um texto do Vander sobre guitarristas - segue o link.)

Comentários