Rammstein: Zeit ist wertvoll ("Tempo é valioso")

Como já dávamos a letra no post de apresentação do segundo single do oitavo álbum de estúdio do Rammstein (ler aqui), alguma explosão de arte estava planejada pelo sexteto alemão.

Ainda que algumas temáticas das músicas e dos vídeos que as promovem fossem muito insanas até mesmo para quem não tem nada de conservador, depois que o Rammstein lançou Liebe ist für alle da (2009) nada pareceu impossível ou chocante. Para os desavisados, um dos singles e uma das principais faixas do álbum de 2009, intitulada "Pussy" (em inglês, usado como um pejorativo para se referir ao órgão reprodutor feminino) é um vídeo pornográfico disponível na íntegra em sites que disponibilizam esse tipo de conteúdo.
Com um certo tom de comédia, ainda que se não compreenda algumas apresentações deles, sobretudo no campo audiovisual, os caras são artistas. Do tipo bem excêntricos? Sim. Mas, salvo algumas exceções (o caso de Pussy, por exemplo) são criativos. Coisa rara hoje em dia, convenhamos.

Gravado em 2020, nos estúdios La Fabrique na França, Zeit demorou a ser lançado por conta da pandemia. Agora, com a possibilidade de divulgação sem tantas restrições, as primeiras experiências vieram através do vídeo, lançado no dia 10 de março, como o primeiro single da canção título do álbum. 
Deste modo, Till Lindemann (vocal), Paul Landers (guitarra), Richard Z. Kruspe (guitarra), Flake (teclados), Oliver Riedel (baixo) e Christoph Schneider (bateria) passaram dois anos trabalhando nas onze músicas do disco novo e contando com mais uma parceria da produção de Olsen Involtini. 

Desse modo, "Zeit", a música tem um quê de reflexão e de profundidade, não optando pelo chocante ou repulsivo. A palavra “zeit” significa “tempo” em alemão, e o vídeo para divulgação do carro-chefe do novo trabalho, é muito bonito. Representando aquilo que mais assusta e entristece a humanidade, desde os primórdios - a nossa inevitável mortalidade - entregaram o que os críticos consideraram um dos melhores sons da banda. E podem estar bem próximos de estarem certos, sem exageros.

No início de abril, eles brincaram com a passagem do tempo, com "Zick Zack" e aí sim, alguma coisinha de chocante. Pelo que pudemos decifrar do alemão (praticamente inexistente em nosso conhecimento, ou o básico do básico) tratam-se de uma onomatopeia sobre o som de tesouras cortando alguma coisa. O vídeo explica essa metalinguagem. O refrão entoado com “zick zack” é seguida de outra onomatopeia, a do “tique taque” do relógio. É, o tempo está passando... E não adianta a gente recorrer a cirurgia, vamos todos ficar velhos! 
Essa premissa do vídeo, que é angustiante de ver, com os seis músicos do Rammstein usando próteses faciais e no corpo, indicando as deformações que as cirurgias plásticas e harmonizações faciais causam nas pessoas obsessivas em ficarem “bonitas” e jovens. O tom de crítica é levado com aquele humor esquisito da banda e que tem toda uma questão de verdade dura e crua. (Relembre o vídeo, no canal do YouTube).

Enquanto o primeiro single é uma pela peça épica, sóbria e lenta, "Zick Zack" é o Rammstein com guitarras em “drop C” e teclados, a típica onda da sua praia, o Metal Industrial.

Recado dado, o que mais Zeit ofereceria? Caberia esperar até a data de hoje, o 29 de abril, a data reservada para o lançamento, para conferirmos. E o conteúdo é realmente, requintado, como se esperava que fosse.

A capa, segundo a Rodie Metal é do músico canadense e fotógrafo nas horas vagas, Bryan Adams, que fotografou os membros da banda nos degraus do Trudelturm em Berlin Adlershof, um imponente monumento à pesquisa aérea no Parque Aerodinâmico da cidade.

A abertura com "Armee der Tristen" é a tacada certa, inclusive, excelente para abertura de show da turnê. Pelo título, “exército dos tristes” tem o humor adequado ao que propõe. 
Seguida da já conhecida "Zeit", que traz um tom épico que os críticos mencionaram, faz um perfeito gancho com a abertura. A gente se entristece com o passar do tempo. Mas por incrível que pareça, a faixa que dá nome ao álbum é apenas uma revelação do conceito e não a melhor música, mas certamente, uma delas. 

A sensação de que o disco poderia ter um nível acima que o antecessor Rammstein (2018) é confirmada com "Schwarz" - mais uma faixa triste, porém bela. Ela contém uma levada calma, cinza (apesar da tradução de “schwartz” ser “preto”) e um tanto caidona.
Até aqui, o disco é bem melancólico e reflexivo, apesar de não se entender bulhufas das letras em alemão.

"Giftig" (“venenoso”) pode desagradar os que não gostam muito de interferência eletrônica no metal. Ainda que o excesso dela, muitas vezes, atrapalhe, não é o caso e nem poderia ser quando se ouve algo do Rammstein. Funciona muito bem para pegarmos o embalo de "Zick Zack", logo na sequência e já comentada anteriormente.

"OK" é estranha de início, com um coral lembrando os usados em missas, mas logo entra em ação a pegada conhecida da banda.  Ela pode afastar quem está ouvindo o disco por curiosidade, já que há uma aceleração eletrônica dando o ritmo e o humor da canção. Mas fique até o final, quando surge o metal em um groove de guitarras que particularmente parece que já ouvimos em algum lugar, mas é ótima. Conselho de reforço: Se você abandonar o disco nessa música, antes dela acabar, pode estar perdendo o melhor do álbum, nas faixas seguintes.

Algo chamava a atenção para "Meine Tränen" (“minhas lágrimas”). Ao ouvir, pude conferir que era uma bela música, também melancólica. Leve e bem executada à nível de Zeit. Me lembrou as canções de Rosenrot, álbum de 2005. Por sinal, esse é o ponto crucial para começar a compreender Zeit, que tem muito do quinto álbum do sexteto, em termos de sonoridade, obviamente em um nível elevado e maduro.

A oitava faixa, "Angst", apesar do nome (“angústia”, ou também medo“temor”) não é tristonha nem incomoda. Lançada com videoclipe para a divulgação do álbum, hoje, ao meio-dia (horário de Brasília) foi uma escolha acertada. É sem dúvida, uma das melhores e mais pesadas faixa do disco, lembrando um de seus maiores sucessos: "Keine Lust".

O vídeo, é bem perturbador, inclusive:

Com percussionistas mascarados (lembrando sutilmente os americanos do Slipknot), cheerleaders dançando ao ritmo da música e com sorrisos macabros, os músicos em cercadinhos que parecem ligados à uma tela (de tv ou computador) compram armas semiautomáticas. Uau!
Em preto e branco, há também mais uma coisa que incomoda no vídeo: Till amarrado em uma maca com uma camisa de força. 
O que eles querem dizer? Parecem mostrar as nossas egocêntricas nações que se fecham em si, atacam os semelhantes como se fossem inimigos e condena tudo que vê, noticiado pela TV ou a telinha do celular sobre o mundo lá fora. 
Se for isso, merecerá um post a parte. Por hora, é um vídeo instigante e filosófico, com uma dose cavalar de arte e simbolismo, já característico do Rammstein e que demoramos a absorver suas nuances.

Continuando a falar sobre as faixas que se seguem, de "Zeit"É preciso ler a letra e uma tradução ainda que superficial de "Dicke Titten". Ela não deixa a dever em peso e execução, apesar do início quase “circense”. Nesse sentido, a mistura de festa com metal funciona com a banda, apesar de não parecer possível. Mas "Dickie Titten" significa em tradução literal “peitos grandes”. Fica o questionamento de qual o contexto para estar no disco... *risos*

A ressalva fica com "Lügen" (“deitado”), que estava indo bem, até a inclusão vocal auto-tune muito usado pelos artistas do pop e do hip&hop. Ficou legal, mas não me agradou. Eu teria optado pelo vocal limpo do Till Lindemann.  

O álbum fecha com "Adieu" (“adeus” em francês), em um clima de despedida clichê, possivelmente para fechar também os shows da turnê, com bastante pirotecnia. Mesclando uma levada calma com guitarras pesadas no refrão, não há nada que não identifique o álbum todo de forma categórica, numa só frase: Zeit ist wertvoll (em tradução livre: o tempo é valioso, precioso).

E é! Os fãs de Rammstein ficarão bem satisfeitos e quem os ouve vez ou outra, pode se surpreender positivamente. Recomendado!

Abraços afáveis e Musique-se!

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