Single Day #16


Na ativa desde 2012, Hugo Lage (guitarra), Ian Antunes (bateria), Lucas Espínola (voz e guitarra), Tiago Gnomo (Baixo) e Zylton Sena (Teclado), estrearam com o ep homônimo com sete canções em 2014.
De lá para cá, os cearenses da Sulamericana foram soltando singles gradativamente e participando de festivais locais.
foto: Eduardo Abreu
Em 2020 a banda tinha planos mais ambiciosos e entrou em estúdio com o guitarrista da banda Selvagens a Procura de Lei, Rafael Martins como produtor.
O projeto batizado de SULA acabou engavetado com o início da pandemia restando apenas a masterização a ser feita
Do projeto inicial, apenas o single “Dia Bom”, que trazia em sua capa as ideias originais para o projeto gráfico do álbum cheio foi lançado.
Do período de isolamento acabou nascendo a canção “Por Um Fio” que retrata um relacionamento com problemas, já perto do fim com todos os questionamentos que acabam ocorrendo.
A banda achou que a música era exatamente o que faltava para fechar o disco que já estava gravado e a incluiu no projeto.
A capa, assim como a do single anterior, traz elementos geométricos com um acabamento que lembra a capa de um disco de vinil já usado.
O som mescla indie rock com música brasileira como se o conterrâneo Belchior fosse integrante do Scalene.
Boas referências não faltam.

Hard rock, puro, tem pouco por aqui, mas das poucas bandas que abraçam o estilo, uma das mais promissoras é a Nite Stinger.

foto: Daniel Casanova
A banda formada por Jack Fahrer (vocal), Roger Benet e Bruno Marx (guitarras), Bento Mello (baixo) e Ivan Busic (bateria) já tem um disco homônimo lançado em 2021 pela Canil Records e para fechar o ciclo deste lançamento, está colocando nas plataformas um novo single: "Beat It".
Na verdade, a canção é a primeira composição da banda que aqui ganha novos arranjos e co produção de Henrique Canalle e o irmão do baterista da banda, Adria Busic, músico experiente que já tocou com Dr. Sin, Casa das Máquinas e Ultraje A Rigor.
O curioso deste hard rock é sacar a letra que reclama barulhentamente de vizinhos que fazem... Barulho.
O single também foi lançado pela Canil Records e ganhou um clipe divertido dirigido por Rodrigo Barth.

Ralph Macchio é o ator que dá vida a Daniel Larusso no clássico de sessão da tarde Karatê Kid (não aquele com o Jackie Chan) e que toma pau atrás de pau até ganhar o campeonato local de karatê chutando o nariz do loirinho marrento.
Se ele fosse ao menos um pouco como é a banda de hardcore que leva seu nome, a fatura tinha sido liquidada antes do fim do filme.
Com André "Deco" Giacomucci na bateria, Fernando Moraes nos vocais, Bruno "Panda" Leopoldino no baixo e Fabio Pereira na guitarra, os caras estão de volta.

foto: Yuri Nieto
Parados desde 2013 o Ralph Macchio se reúne em 2018 quando o baterista – que havia ido morar fora do país – vem visitar o Brasil e surge a ideia de gravarem algo remotamente.
Desde então, segundo a banda, foi um aprendizado de como fazer da melhor forma possível.
Surge daí o single “Back Stab”, um hardcore potente o suficiente para por William Zabka/Johny Lawrence a nocaute.

Quase totalmente gravado em casa (nas casas melhor dizendo) a única parte registrada em estúdio foram os vocais.
A banda gostou tanto da experiência que já fala em gravar novas canções para um ep.
“Back Stab” marca também o aniversário de lançamento de seu último disco, Welcome To Your Doom, e está nos streamings via Artico Music.

Os Médicos Cubanos estão de volta.
Mas não... não são os profissionais da saúde que tanto fizeram falta durante a pandemia, mas a banda de rock mesmo.
Os caras já estiveram aqui em matéria do dia 11 de junho e agora estão lançando seu segundo single: “Eu Não Falo Emoji Fluente”, que antecede o disco completo Meu Próprio Clube da Luta, esperado para breve.

O power trio paulistano formado por Duh Bellotto (vocais, guitarra e sintetizador), Tati Carmelo (baixo) e Victor Reis (bateria) tem como arma o bom humor para com seu som que mescla mpb com garage rock e até reggae para falar de coisas do cotidiano como a comunicação meio capenga que a sociedade anda tendo por conta das famigeradas figurinhas (emojis) que andam substituindo palavras para expressar sentimentos inclusive.
A canção foi registrada no Estúdio Aurora e foi produzida por Carlos Eduardo Freitas.

Outra banda que retorna (Single Day #11) são os piracicabanos do Forte Norte.
Segundo single antes do próximo ep, “Só Uma Questão de Tempo” chega às plataformas digitais via One RPM.

Trata-se de uma balada que vai ganhando intensidade, peso e velocidade com o desenrolar da letra sobre superação e acaba como um rock intenso e muito melódico.
Felipe Lahm (voz), Wagner Alexandre (guitarra/voz), Pedro Quintana (guitarra), Junior Winne (bateria) e Eduardo Zeineddine (baixo) tem influências de grunge, stoner e fazem um som original e se prepara para o lançamento de Impulso, seu terceiro ep também pela Canil Records.

A carioca Christine Valença é cantora, compositora e instrumentista.

foto: Isabela Espindola
Influenciada por Norah Jones, Djavan, Luiz Melodia e Lana Del Rey, está lançando o single “Para Não Tocar (No Rádio)” onde em uma música curta (dois minutos e quarenta e quatro) questiona a indústria do entretenimento e seus procedimentos e imposições de padrões estéticos para se adequar ao mercado: “-Chegaram a sugerir que eu mudasse meu estilo, meu visual” – conta ela.
Com um groove setentista e funkeado, o single teve a participação de Elísio Freitas na guitarra, baixo e violão.
Elísio também é o produtor, engenheiro de som e responsável pela mixagem da música.
Completaram o time Lucio Vieira na bateria e a própria Chiristine que tocou piano na gravação.
“Para Não Tocar (No Rádio)” tem distribuição da Trattore.

Para terminar uma banda vinda do sul do Brasil.
Trazendo influências e referencias do grunge, punk e hardcore, a Staut.

foto: Diego Scheid
Formada por Chico Paz no baixo, Cassiano na bateria, Renato na guitarra e a impressionante vocalista Beta, a banda está lançando “Novo de Novo” uma porrada no na orelha do ouvinte.

A letra reflete sobre o processo de repetições que as pessoas acabam se entregando para tomar decisões ou buscar a felicidade.
Urgente, ansiosa, a canção é o primeiro material inédito após o disco completo Viajando ao Quadrado, lançado em 2021.
A canção foi produzida por Thiago Heinrich e chega às plataformas via Electric Funeral Records.

Comentários